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Por que fazer

        O curso de Especialização em Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino está sendo proposto por iniciativa do Departamento de Estudos de Linguagem, Arte e Comunicação e Curso de Letras da UNIJUI.

            Trata-se de um curso inovador em nossa região, que coaduna, na modalidade a distância, a realização de encontros presenciais nos chamados meses de férias, isto é, janeiro e julho, bem como a oferta de componentes curriculares totalmente a distância, fazendo com que o público interessado – em sua maioria, docentes de diferentes áreas – possa participar de forma efetiva.

 

Objetivos

  • Apresentar e discutir estudos contemporâneos desenvolvidos na área de ensino, com foco nas novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), visando ao aperfeiçoamento da prática e das reflexões teóricas de professores de línguas e de outras áreas do conhecimento.

Objetivos Específicos

  • Qualificar professores para o ensino tomando por base questões contemporâneas que envolvem o exercício da profissão docente;
  • Aprofundar tópicos ligados ao ensino-aprendizagem numa perspectiva continuada da formação docente;
  • Oportunizar a professores de diferentes áreas o desenvolvimento de projetos de pesquisa que visem à qualidade do ensino em escolas públicas e privadas, e em diversos contextos onde as TIC possam ser empregadas como elemento auxiliar ao processo de ensino-aprendizagem.

A quem se destina

  • Preferencialmente (não exclusivamente) Graduados em Letras, Pedagogia e demais Licenciaturas;
  • Profissionais que tenham interesse em utilizar as novas tecnologias da informação e comunicação como ferramenta de ensino, portadores de diploma de graduação em áreas afins;
  • O curso contempla o ingresso de Portadores de diploma de Graduação em Letras, Pedagogia e demais Licenciaturas, bem como Profissionais graduados em áreas afins (não exclusivamente licenciaturas). Em havendo candidatos de outras áreas, o colegiado do curso poderá deliberar pelo aceite ou não da matrícula do candidato a partir da análise de seu currículo de atuação profissional.
  • É previsto ainda o ingresso de profissionais que não possuem diploma de graduação no ato da matrícula no curso. Os mesmos receberão certificado de "extensão universitária" para os componentes curriculares que realizarem.

Dias e Horários de Funcionamento

Componentes em ambiente virtual, com algumas aulas presenciais, conforme cronograma abaixo:
18 a 21 de julho - manhã e tarde - Conceitos Básicos de Informática;
21 a 23 e 25 de julho - manhã e tarde; 26 de julho - manhã - Mídias e tecnologias na Educação Escolar;
09 a 12 de janeiro de 2012 - manhã e tarde; 13 de janeiro de 2012 - manhã - Novas formas de ler e escrever: o papel do hipertexto no ensino;
16 a 19 de janeiro de 2012 - manhã e tarde; 20 de janeiro de 2012 - manhã - Multimídia, Hipermídia e Interatividade;
21,23 e 24 de janeiro de 2012 manhã e tarde - Leitura de Imagem;
25 a 27 de janeiro de 2012 - manhã e tarde - Metodologia de Pesquisa;
* Avaliações finais dos componentes a distância:
·29/7/11 – Tarde - Educação a Distância e Ambientes Virtuais de Aprendizagem
·05/08/11 - Tarde - Recursos educacionais e Internet
·07/01/12 – Tarde - Letramento digital e tecnologias de informação e comunicação

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