Estrutura Curricular

Disciplinas

Disciplina Carga horária
Design Narrative h
Design Basics 8h
3D Lab 4h
Drawing Lab 4h
Produção Gráfica 4h
Produção Fotográfica 4h
Empreendedorismo 4h
Digital Marketing 4h
Vídeo 4h
Hands On 1 4h
Illustrator 12h
Branding 4h
Photoshop 12h
Mixer 1 8h
Briefing 4h
Indesign 12h
Brand Identidy Design 12h
Adobe Xd 12h
Hands On 2 8h
Packing Design 12h
Interface Design 12h
Mixer 2 8h
Editorial Design 12h

Conteúdo

Disciplina: Design Basics
Docente responsável: Tiago Oliveira
Conteúdo Programático:
 
- Compreensão da área de conhecimento do design;
- Fundamentos da área: elementos básicos, cores, materiais, processos, estudos da percepção, ergonomia, tendências;
- Mercado de trabalho: características, requisitos e qualificações profissionais. Competências e habilidades necessárias para a atuação profissional.  
 
Disciplina: Design Narrative
Docente responsável: Fabiane Volkmer Grossmann
Conteúdo Programático: 
- Contextualização e compreensão do período da organização pré-revolução industrial;
- Estudo da primeira, segunda, terceira e quarta revoluções Industriais e suas contribuições para a evolução do design enquanto área de conhecimento;
- Análise dos diferentes perfis e áreas de atuação do profissional do design nos dias atuais.  
 
Disciplina: 3D Lab
Docente responsável: Bárbara Gündel Mendonça
Conteúdo Programático:
 
Planejamento e desenvolvimento de mock ups, maquetes, protótipos a partir de materiais e técnicas de representação tridimensionais.  
 
Disciplina: Drawing Lab
Docente responsável: Fabiane Volkmer Grossmann
Conteúdo Programático:
 
Fundamento do desenho, bases e premissas para o desenho técnico: vistas ortogonais e perspectivas. O desenho ilustrativo e a função do storyboard. Proporções para o estudo e desenho de figuras humanas.  
 
Disciplina: Produção Gráfica
Docente responsável: Jacson Silveira dos Santos
Conteúdo Programático:
 
Estudo dos fundamentos e tecnologias relacionadas aos processos de impressão tradicional e impressão digital.
Aplicação das cores, materiais e processos na produção gráfica.  
 
Disciplina: Produção Fotográfica
Docente responsável: Gustavo Hansel
Conteúdo Programático:
 
Elementos de um estúdio fotográfico, bases fundamentais para a fotografia digital , exercícios práticos orientados de recursos de estúdio, iluminação e efeitos fotográficos.  
 
Disciplina: Empreendedorismo
Docente responsável: Gustavo Hansel
Conteúdo Programático: 
Modelo de negócios empreendedores, a essência da inovação, atitudes e ações empreendedoras.  
 
Disciplina: Digital Marketing
Docente responsável: Tiago Denardin
Conteúdo Programático: 
Diferentes tipos , canais, ferramentas e estratégias de marketing; Marketing Digital, SEO, Costumer Sucess.  
 
Disciplina: Hands On 1
Docente responsável: Fabiane Volkmer Grossmann
Conteúdo Programático:
 
- atividades práticas de desenvolvimento do projeto com orientação do professor para o trabalho em laboratório. Acompanhamento da execução das atividades práticas solicitadas pelas disciplinas do módulo Start e esclarecimento de dúvidas.  
 
Disciplina: Vídeo
Docente responsável: Ivan Ramalho
Conteúdo Programático: 
Compreensão, estudos de fundamentos e elementos básicos e exercício prático de técnicas de filmagem. Técnicas de iluminação, efeitos, materiais, processos relativos à produção de vídeos/filmes.  
 
Disciplina: Ilustrator
Docente responsável: Tiago Oliveira
Conteúdo Programático: 
Estudo da interface e seus elementos. Utilização de ferramentas e recursos para a computação gráfica vetorial. Aplicação dos conhecimentos em trabalhos práticos.  
 
Disciplina: Photoshop
Docente responsável: Jacson Silveira dos Santos
Conteúdo Programático: 
A interface e seus elementos, ferramentas e recursos para a computação gráfica bitmap. Aplicação dos conhecimentos em trabalhos práticos.  
 
Disciplina: Branding
Docente responsável: Gustavo Hansel
Conteúdo Programático:
 
Estratégia de identidade e arquitetura de marca; a contribuição do BrandSense, BrandEquity e BrandExperience para o sucesso do posicionamento. estudo de Cases.  
 
Disciplina: Mixer 1
Docente responsável: Tiago Oliveira
Conteúdo Programático: 
Técnicas para de oratória, postura e apresentação de projetos. Condução de reuniões de trabalho;
Elementos básicos de como elaborar o Portfólio: conteúdo e linguagem;
Metodologia Projetual: contribuições e ferramentas; O trabalho em equipe: características e desafios;
Apresentação em formato PITCH: elementos, características e cuidados;
Apresentação de projetos para banca de mentores em formato PITCH.  
 
Disciplina: Briefing
Docente responsável: Equipe GH
Conteúdo Programático:
 
Etapas, instrumentos e técnicas para o desenvolvimento de instrumento de briefing. Exercício prático de aplicação e contextualização do aprendizado.  
 
Disciplina: Indesign
Docente responsável: Tiago Oliveira
Conteúdo Programático: 
A interface e seus elementos, ferramentas e recursos para a computação gráfica vetorial. Aplicação dos conhecimentos em trabalhos práticos.  
 
Disciplina: Adobe XD
Docente responsável: Fernanda Helenco
Conteúdo Programático: 
A interface e seus elementos, ferramentas e recursos para a computação gráfica vetorial. Aplicação dos conhecimentos em trabalhos práticos.  
 
Disciplina: Brand Identidy Design
Docente responsável: Fabiane Volkmer Grossmann
Equipe GH Branding
Conteúdo Programático: 
Marca e Identidade: bases fundamentais em estratégias, elementos de identidade, metodologia, elementos básicos, cores materiais, processos, percepção ergonomia, tendências, mercado. Exercício prático de desenvolvimento de projeto de design em identidade de marca.  
 
Disciplina: Hands On 2
Docente responsável: Equipe GH
Conteúdo Programático: 
- desenvolvimento do projeto com orientação do professor do trabalho prático desenvolvido em laboratório.  
 
Disciplina: Packing Design
Docente responsável: Bárbara Gündel Mendonça
Tiago Oliveira
Conteúdo Programático:
 
Fundamento da embalagem: formas, diagramação, cores, tipografia, elementos básicos, cores materiais, processos. Aspectos quanto ao PDV.
Estudos da percepção e influências no design da embalagem, tendências e mercado. Exercício prático de desenvolvimento de design de embalagem.  
 
Disciplina: Interface Design
Docente responsável: Equipe GH Branding
Conteúdo Programático:
 
Design de Interface: UX, UI, tipos de interface, Interação, usabilidade, arquitetura informação. Estudo dos elementos básicos, cores materiais, processos,  a percepção humana e a influência no design de interfaces, fundamentos da ergonomia, tendências, mercado. Exercício prático de desenvolvimento de design de interface  
 
Disciplina: Editorial Design
Docente responsável: Fabiane Volkmer Grossmann
Equipe GH Brandingi
Conteúdo Programático:
 
Fundamentos do design editorial: formas, diagramação, grids, cores, materiais, processos e estudos de elementos tipográficos. Estudos da percepção humana e a sua influência no design de materiais editoriais. Tendências de mercado;
Elementos de Metodologia projetual para o projeto editorial: brochuras, periódicos e material de comunicação visual.  
 
Disciplina: Mixer 2
Docente responsável: Equipe GH
Conteúdo Programático:
 
Técnicas para de oratória, postura e apresentação de projetos. Condução de reuniões de trabalho;
Elementos básicos de como elaborar o Portfólio: conteúdo e linguagem;
Metodologia Projetual: contribuições e ferramentas; O trabalho em equipe: características e desafios;
Apresentação em formato PITCH: elementos, características e cuidados;
Apresentação de projetos para banca de mentor.