Estrutura Curricular

Disciplina

Disciplina Carga horária
Produção Nacional de Fertilizantes 4h
Fertilizantes e Corretivos 4h
Tecnologia de Aplicação de Adubos e Corretivos 4h

Conteúdo

Disciplina: Produção Nacional de fertilizantes
Conteúdo:

  • Mercado de Fertilizantes;
  •  Fatores da produtividade agrícola;
  • Importância da adubação;
    Fatores de perdas.  

Disciplina: Fertilizantes e Corretivos
Conteúdo:

  • Conceitos básicos;
  • Classificação dos fertilizantes;
  • Conceitos de adubos simples e mistos;
  • Solubilidade e tolerâncias;
  • Propriedades Físico-Químicas dos Fertilizantes e Corretivos;
  • Adubos nitrogenados, fosfatados, potássicos, micronutrientes, adubos foliares.

Disciplina: Tecnologia de aplicação de adubos e corretivos
Conteúdo: 

  • Aplicação de adubos: modalidades; época; distribuição e quantidades. Regulagem de adubadora.  
Instrutores:

Diego Antonio Giacomini - Técnico Agrícola com Habilitação em Agropecuária pelo Colégio Politécnico de Santa Maria (2005 - 2007), graduado em Administração pela Faculdade Integrada de Santa Maria (2005 - 2009), Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Santa Maria (2007-2012). Mestre em Ciência do Solo da UFSM (2014) e Doutor em Ciência do Solo-UFSM (2017). Foi Integrante do grupo de pesquisa Microbiologia do Solo, com atuação nas áreas de biotransformações do carbono e nitrogênio no solo, enfatizando o uso agrícola e tratamento de dejetos de animais durante 10 anos. Atualmente, trabalha com pesquisa e desenvolvimento de produtos e tecnologias na OCP fertilizantes.

 Fernanda San Martins Sanes - Engenheira Agrônoma; Mestre em Agronomia - Área de concentração - Solos; Doutora em Agronomia pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar pela Universidade Federal de Pelotas; Pós-doutora em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Santa Maria. Experiência em docência na área de Agronomia, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental.

 Deivid Araújo Magano - Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (2005). Atuou como Professor Substituto da UFPEL do setor de Geomática, do DER da FAEM, ministrando as disciplinas de Introdução a Agronomia, Topografia I , II e Construções Rurais (2008-2010). Mestre em Fitossanidade (2010-2012). Atuou como Professor Temporário da UFPel nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Geografia ministrando as disciplinas de Topografia, Impacto Ambiental de Agrotóxicos, Planejamento Ambiental, Tópicos em Geografia I, II, III e Trabalho Integrado de Campo (2012-2013). Atuou como professor no curso de pós graduação em Geografia no curso de Especialização em Geografia, ministrando a disciplina tópicos em Geografia (2013). Doutor em Engenharia Agrícola (UFSM), na área de Engenharia ambiental de agroecossistemas (2013-2018). Academic visitor na University of Birmingham, trabalhando com modelagem matemática aplicada ao manejo integrado de pragas (2015). Foi bolsista de Doutorado Sanduíche no Instituto de Ciências das Plantas e Conservação de Recursos (INRES) na Universität Bonn - Alemanha (2016). Membro do Grupo de estudos em Fitossanidade de Precisão e do Grupo de estudos em Manejo Integrado de pragas da UFSM (2017). Professor de Agronomia da Faculdade IDEAU campus Bagé ministrando as disciplinas de Agricultura de Precisão, Desenho técnico, Máquinas, mecanização e implementos agrícolas, Construções rurais e Topografia (2017). Professor de Agronomia da Faculdade IDEAU, ministrando as disciplinas de Genética agrícola, Melhoramento vegetal e Biotecnologia, Floricultura, Paisagismo,Parques e Jardins e Plantas cultivadas, sistemas e Manejo II (2018).Topógrafo no Departamento de Águas, Esgotos e Arroios de Bagé (2018-2019). Atualmente é Professor na Universidade Regional do noroeste do estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), ministrando as disciplinas de Topografia agrícola, Construções Rurais, Máquinas e Mecanização agrícola, Irrigação e drenagem e Hidráulica agrícola. Atualmente é Coordenador substituto do Programa de Pós graduação Latu sensu em Licenciamento Ambiental da Universidade Regional do noroeste do estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Atua como pesquisador institucional colaborador no projeto PERFIL METABÓLICO DE GRÃOS DE AVEIA BRANCA CULTIVADOS EM DIFERENTES SISTEMAS DE PRODUÇÃO. Revisor científico da área de Engenharia Rural do Grupo SAGAH.