Estrutura Curricular

Avaliação Psicológica

Disciplina Carga horária
Avaliação Psicológica 4h

Disciplinas

Disciplina Carga horária
Fundamentos da Educação 16h
Didática 20h
Língua Portuguesa 8h
Legislação de Trânsito 32h
Direção Defensiva 20h
Noções de Primeiros Socorros e Medicina do Tráfego 12h
Noções de Proteção e Respeito ao Meio Ambiente e de Convívio Social no Trânsito 12h
Psicologia Aplicada à Segurança no Trânsito 8h
Noções Sobre Funcionamento do Veículo de 2 e 4 Rodas-Mecânica Básica 8h
Prática de Direção Veicular em Veículo de 2 e 4 Rodas 24h
Planejamento da Prática de Ensino 5h
Observação de Aulas 10h
Prática de Ensino 5h

Conteúdo

Disciplina: Fundamentos da Educação
1. Fundamentos da Educação - relação educação e sociedade: dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica; teorias educacionais;
2. Currículo e construção do conhecimento: processo de ensino-aprendizagem;
3. Noções de Psicologia da Educação - Bases psicológicas da aprendizagem: conceitos básicos; principais teorias e suas contribuições; processo de aprendizagem do jovem e do adulto; relações da psicologia e a prática pedagógica;
4. Relação instrutor/candidato - atribuições do instrutor: instrutor como educador; princípios éticos da relação instrutor/candidato ou condutor; direitos, deveres e responsabilidade civil durante as aulas de direção veicular; interdependência entre ação profissional e princípios éticos;
5. Relacionamentos no Trânsito.  

Disciplina: Didática
1. Planejamento de ensino em seus elementos constitutivos: objetivos e conteúdo de ensino; processo prático de planejamento e a elaboração de planos de ensino: objetivos, conteúdos, métodos e técnicas de ensino, recursos didáticos e avaliação;
2. Metodologias de ensino, estratégias, técnicas e recursos: interação professor e aluno; alunos x alunos; intervenções pedagógicas adequadas à situação de aprendizagem e faixa etária;
3. Multimídia educativa e canais de comunicação;
4. Avaliação educacional: função e formas;
5. Orientações pedagógicas para o processo de formação de condutores: especificidade da atuação do instrutor nos cursos teóricos e de prática de direção veicular em veículos de duas e de quatro ou mais rodas;
6. Acompanhamento, documentação pedagógica e avaliação no processo de ensino e aprendizagem: importância, procedimentos e habilidades necessárias.  

Disciplina: Língua Portuguesa 
1. Habilidades de comunicação e expressão oral e escrita;
2. Importância da comunicação no processo de aprendizagem e na direção de um veículo;
3. Interpretação de textos.  

Disciplina: Psicologia Aplicada à Segurança no Trânsito
1. O sujeito moderno e sua inserção social;
2. O instrutor e sua educação no trânsito;
3. A relação do sujeito com a lei e sentido das transgressões;
4. A personalidade do candidato e o manejo do instrutor.  

Disciplina: Legislação de Trânsito
1. Código de Trânsito Brasileiro; Sistema Nacional de Trânsito; Órgãos executivos, normativos e consultivos; Vias públicas; Habilitação de condutores; Normas de circulação e conduta; Infrações e penalidades; Medidas administrativas; Processo administrativo; Crimes de trânsito; Sinalização; Resoluções do CONTRAN; Resoluções aplicáveis ao processo de habilitação, sinalização viária, documentação obrigatória e educação para o trânsito;
2. Código de Trânsito Brasileiro: identificação e interpretação de seus artigos, incisos, alíneas e parágrafos únicos;
3. Sistema Nacional de Trânsito: conhecimento e identificação do sistema sua hierarquia e suas competências;
4. Vias públicas: conceituar e identificar os tipos de vias terrestres;
5. Habilitação de condutores: conceituar e identificar os tipos de habilitação e os veículos correlacionados as suas categorias;
6. Normas de circulação e conduta: saber identificar e interpretar Infrações, penalidades, medidas administrativas, processo administrativo, crimes de trânsito e sinalização;
7. Resoluções do CONTRAN: resoluções aplicáveis ao processo de habilitação, sinalização viária, documentação obrigatória e educação para o trânsito.  

Disciplina: Noções de Proteção e Respeito ao Meio Ambiente e de Convívio Social no Trânsito
1. Meio ambiente, poluição e trânsito;
2. Diferentes tipos de poluição;
3. Fontes de poluição;
4. Veículos de 2, 4 ou mais rodas como agentes poluidores;
5. Resoluções do CONAMA e do CONTRAN;
6. Programas: PROCONVE e PROMOT.  

Disciplina: Noções de Primeiros Socorros e Medicina de Tráfego
1. A legislação referente aos acidentes de trânsito e os socorros de urgência - 4 Horas-aula;
2. Ações básicas no local do acidente, sinalização do local, acionamento de recursos e telefones de emergência - 4 Horas-aula;
3. Verificação das condições gerais da vítima, cuidados com a vítima e o que não fazer com a vítima de acidente de trânsito. Conceito de medicina de tráfego - 4 Horas-aula.  

Disciplina: Direção Defensiva
1. Definição e elementos da direção defensiva, conceitos de física aplicados ao trânsito, condições adversas do meio ambiente e da via - 4 horas-aula;
2. Normas para ultrapassagem, acidentes de trânsito, situações de risco e como evitá-los. Condução econômica e manutenção preventiva do veículo - 4 horas-aula;
3. Condutor defensivo e procedimentos defensivos, a responsabilidade do condutor de veículo de maior porte em relação aos de menor porte - 4 horas-aula;
4. Pilotagem de motocicleta (equipamentos obrigatórios e postura do motociclista), aspectos físico, emocional e social do condutor e interferência na segurança do trânsito - 4 horas-aula.  

Disciplina: Noções Sobre Funcionamento do Veículo de 2 e 4 Rodas-Mecânica Básica
1. Equipamentos de uso obrigatório do veículo e sua utilização; extintor de incêndio; manuseio e uso; responsabilidade do condutor com a manutenção do veículo; alternativas de solução para reparos, em eventos de emergência mais comuns no veículo.  


Disciplina: Prática de Direção Veicular em Veículo de 2 e 4 Rodas
1. Normas gerais de circulação de conduta - CTB;
2. Resolução 168 CONTRAN de 14 de dezembro de 2004 art. 19 e 20;
3. Resolução 160 CONTRAN de 22 de abril de 2004;
4. Portaria 126 DETRAN/RS de 18 de maio de 2006;
5. O veículo de duas e de quatro rodas: funcionamento, equipamentos obrigatórios e sistemas;
6. Prática de direção veicular na via pública: direção defensiva, normas de circulação e conduta, parada e estacionamento, observância da sinalização e comunicação; cuidados e atenção especiais com a circulação com veículos e pedestres.  

Disciplina: Planejamento da Prática de Ensino
1. Aula, como espaço e tempo de interação e aprendizagem, o qual envolve aquele que ensina e aquele que aprende;
2. Ensino e aprendizagem: o que é ensinar e como o sujeito aprende;
3. Componentes/momentos de uma aula;
4. Planejamento como ferramenta fundamental para o sucesso de uma aula;
5. Acompanhamento e Avaliação.  

Disciplina: Observação de Aulas
1. Orientar a visita ao Centro de Formação de Condutores (CFC) para a solicitação da realização das práticas;
2. Retomar os objetivos destas práticas e a necessidade do registro para posterior análise e produção de relatório: o que é observar, o que e como observar;
3. Definir formas de interlocução entre o professor e os alunos, durante o processo das observações e; do professor com os CFCs que acolheram os alunos para o desenvolvimento das observações;
4. O aluno terá, conforme previsto no projeto realizar 10 horas de observação de aulas, sendo 5 horas de observação de aula teórica; 3 horas de observação de aula prática de direção veicular em veículo de quatro rodas nas diferentes categorias de sua habilitação e; 2 horas de observação de aula prática de direção veicular em veículo de duas rodas;
5. No final das apresentações os alunos terão que apresentar relatório o qual será socializado e analisado.  

Disciplina: Prática de Ensino
Considerando observações, análise e debate cada aluno terá que escolher um conteúdo ou uma situação de trânsito, planejar uma aula a ser ministrada para os colegas da turma. Para esta aula, além do conteúdo, o aluno terá que prever metodologia/estratégias de ensino e recursos.