Disciplina | Carga horária |
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Avaliação Psicológica | 4h |
Disciplina | Carga horária |
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Fundamentos da Educação | 16h |
Didática | 20h |
Língua Portuguesa | 8h |
Legislação de Trânsito | 32h |
Direção Defensiva | 20h |
Noções de Primeiros Socorros e Medicina do Tráfego | 12h |
Noções de Proteção e Respeito ao Meio Ambiente e de Convívio Social no Trânsito | 12h |
Psicologia Aplicada à Segurança no Trânsito | 8h |
Noções Sobre Funcionamento do Veículo de 2 e 4 Rodas-Mecânica Básica | 8h |
Prática de Direção Veicular em Veículo de 2 e 4 Rodas | 24h |
Planejamento da Prática de Ensino | 5h |
Observação de Aulas | 10h |
Prática de Ensino | 5h |
Disciplina: Fundamentos da Educação
1. Fundamentos da Educação - relação educação e sociedade: dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica; teorias educacionais;
2. Currículo e construção do conhecimento: processo de ensino-aprendizagem;
3. Noções de Psicologia da Educação - Bases psicológicas da aprendizagem: conceitos básicos; principais teorias e suas contribuições; processo de aprendizagem do jovem e do adulto; relações da psicologia e a prática pedagógica;
4. Relação instrutor/candidato - atribuições do instrutor: instrutor como educador; princípios éticos da relação instrutor/candidato ou condutor; direitos, deveres e responsabilidade civil durante as aulas de direção veicular; interdependência entre ação profissional e princípios éticos;
5. Relacionamentos no Trânsito.
Disciplina: Didática
1. Planejamento de ensino em seus elementos constitutivos: objetivos e conteúdo de ensino; processo prático de planejamento e a elaboração de planos de ensino: objetivos, conteúdos, métodos e técnicas de ensino, recursos didáticos e avaliação;
2. Metodologias de ensino, estratégias, técnicas e recursos: interação professor e aluno; alunos x alunos; intervenções pedagógicas adequadas à situação de aprendizagem e faixa etária;
3. Multimídia educativa e canais de comunicação;
4. Avaliação educacional: função e formas;
5. Orientações pedagógicas para o processo de formação de condutores: especificidade da atuação do instrutor nos cursos teóricos e de prática de direção veicular em veículos de duas e de quatro ou mais rodas;
6. Acompanhamento, documentação pedagógica e avaliação no processo de ensino e aprendizagem: importância, procedimentos e habilidades necessárias.
Disciplina: Língua Portuguesa
1. Habilidades de comunicação e expressão oral e escrita;
2. Importância da comunicação no processo de aprendizagem e na direção de um veículo;
3. Interpretação de textos.
Disciplina: Psicologia Aplicada à Segurança no Trânsito
1. O sujeito moderno e sua inserção social;
2. O instrutor e sua educação no trânsito;
3. A relação do sujeito com a lei e sentido das transgressões;
4. A personalidade do candidato e o manejo do instrutor.
Disciplina: Legislação de Trânsito
1. Código de Trânsito Brasileiro; Sistema Nacional de Trânsito; Órgãos executivos, normativos e consultivos; Vias públicas; Habilitação de condutores; Normas de circulação e conduta; Infrações e penalidades; Medidas administrativas; Processo administrativo; Crimes de trânsito; Sinalização; Resoluções do CONTRAN; Resoluções aplicáveis ao processo de habilitação, sinalização viária, documentação obrigatória e educação para o trânsito;
2. Código de Trânsito Brasileiro: identificação e interpretação de seus artigos, incisos, alíneas e parágrafos únicos;
3. Sistema Nacional de Trânsito: conhecimento e identificação do sistema sua hierarquia e suas competências;
4. Vias públicas: conceituar e identificar os tipos de vias terrestres;
5. Habilitação de condutores: conceituar e identificar os tipos de habilitação e os veículos correlacionados as suas categorias;
6. Normas de circulação e conduta: saber identificar e interpretar Infrações, penalidades, medidas administrativas, processo administrativo, crimes de trânsito e sinalização;
7. Resoluções do CONTRAN: resoluções aplicáveis ao processo de habilitação, sinalização viária, documentação obrigatória e educação para o trânsito.
Disciplina: Noções de Proteção e Respeito ao Meio Ambiente e de Convívio Social no Trânsito
1. Meio ambiente, poluição e trânsito;
2. Diferentes tipos de poluição;
3. Fontes de poluição;
4. Veículos de 2, 4 ou mais rodas como agentes poluidores;
5. Resoluções do CONAMA e do CONTRAN;
6. Programas: PROCONVE e PROMOT.
Disciplina: Noções de Primeiros Socorros e Medicina de Tráfego
1. A legislação referente aos acidentes de trânsito e os socorros de urgência - 4 Horas-aula;
2. Ações básicas no local do acidente, sinalização do local, acionamento de recursos e telefones de emergência - 4 Horas-aula;
3. Verificação das condições gerais da vítima, cuidados com a vítima e o que não fazer com a vítima de acidente de trânsito. Conceito de medicina de tráfego - 4 Horas-aula.
Disciplina: Direção Defensiva
1. Definição e elementos da direção defensiva, conceitos de física aplicados ao trânsito, condições adversas do meio ambiente e da via - 4 horas-aula;
2. Normas para ultrapassagem, acidentes de trânsito, situações de risco e como evitá-los. Condução econômica e manutenção preventiva do veículo - 4 horas-aula;
3. Condutor defensivo e procedimentos defensivos, a responsabilidade do condutor de veículo de maior porte em relação aos de menor porte - 4 horas-aula;
4. Pilotagem de motocicleta (equipamentos obrigatórios e postura do motociclista), aspectos físico, emocional e social do condutor e interferência na segurança do trânsito - 4 horas-aula.
Disciplina: Noções Sobre Funcionamento do Veículo de 2 e 4 Rodas-Mecânica Básica
1. Equipamentos de uso obrigatório do veículo e sua utilização; extintor de incêndio; manuseio e uso; responsabilidade do condutor com a manutenção do veículo; alternativas de solução para reparos, em eventos de emergência mais comuns no veículo.
Disciplina: Prática de Direção Veicular em Veículo de 2 e 4 Rodas
1. Normas gerais de circulação de conduta - CTB;
2. Resolução 168 CONTRAN de 14 de dezembro de 2004 art. 19 e 20;
3. Resolução 160 CONTRAN de 22 de abril de 2004;
4. Portaria 126 DETRAN/RS de 18 de maio de 2006;
5. O veículo de duas e de quatro rodas: funcionamento, equipamentos obrigatórios e sistemas;
6. Prática de direção veicular na via pública: direção defensiva, normas de circulação e conduta, parada e estacionamento, observância da sinalização e comunicação; cuidados e atenção especiais com a circulação com veículos e pedestres.
Disciplina: Planejamento da Prática de Ensino
1. Aula, como espaço e tempo de interação e aprendizagem, o qual envolve aquele que ensina e aquele que aprende;
2. Ensino e aprendizagem: o que é ensinar e como o sujeito aprende;
3. Componentes/momentos de uma aula;
4. Planejamento como ferramenta fundamental para o sucesso de uma aula;
5. Acompanhamento e Avaliação.
Disciplina: Observação de Aulas
1. Orientar a visita ao Centro de Formação de Condutores (CFC) para a solicitação da realização das práticas;
2. Retomar os objetivos destas práticas e a necessidade do registro para posterior análise e produção de relatório: o que é observar, o que e como observar;
3. Definir formas de interlocução entre o professor e os alunos, durante o processo das observações e; do professor com os CFCs que acolheram os alunos para o desenvolvimento das observações;
4. O aluno terá, conforme previsto no projeto realizar 10 horas de observação de aulas, sendo 5 horas de observação de aula teórica; 3 horas de observação de aula prática de direção veicular em veículo de quatro rodas nas diferentes categorias de sua habilitação e; 2 horas de observação de aula prática de direção veicular em veículo de duas rodas;
5. No final das apresentações os alunos terão que apresentar relatório o qual será socializado e analisado.
Disciplina: Prática de Ensino
Considerando observações, análise e debate cada aluno terá que escolher um conteúdo ou uma situação de trânsito, planejar uma aula a ser ministrada para os colegas da turma. Para esta aula, além do conteúdo, o aluno terá que prever metodologia/estratégias de ensino e recursos.