TÍTULO:
Especialista em Farmácia Hospitalar
CARGA HORÁRIA:
390 horas/aula
LOCAL:
Campus Ijuí
AULA INAUGURAL:
01/09/2017

INÍCIO DO CURSO:
15/09/2017

Por que fazer

A Pós-Graduação Lato Sensu em Farmácia Hospitalar da Unijuí visa qualificar os profissionais farmacêuticos para atuarem em instituições hospitalares públicas ou privadas. Busca desenvolver habilidades para a gestão plena da farmácia hospitalar e outros serviços de saúde, atuando na gestão e nos processos da Assistência Farmacêutica. Além de capacitar para atuação na equipe multiprofissional de saúde, e habilitando-o para atuação em áreas importantes e diferenciadas como: farmácia clínica, farmacovigilância e demais atividades voltadas à segurança do paciente, zelando pelo uso racional de medicamentos, dentro dos princípios éticos profissionais.

O profissional pós-graduado em Farmácia Hospitalar irá atender plenamente as normas do Conselho Federal de Farmácia, no que se refere a regulamentação do exercício profissional em Farmácias Hospitalares; e a Portaria Nº 4.283, de 30 de dezembro de 2010, que aprova as diretrizes e estratégias para organização, fortalecimento e aprimoramento das ações e serviços de Farmácia no âmbito dos hospitais.

Objetivos

Objetivo Geral

  • Desenvolver habilidades, atitudes e conhecimentos no profissional farmacêutico para qualificação das atividades desenvolvidas em serviços de farmácia de instituições hospitalares.
Objetivos Específicos
  • Abordar aspectos relacionados a assistência farmacêutica como subsídios para as ações de farmácia hospitalar;
  • Discutir a farmácia clínica como um diferencial entre as ações do farmacêutico nas instituições hospitalares;
  • Abordar diferentes aspectos relacionados ao medicamento como aporte as atividades do farmacêutico hospitalar voltado ao paciente, como eventos adversos, farmacovigilância, farmacologia de produtos de uso exclusivo hospitalar, segurança do paciente, entre outros.

A quem se destina

  • Farmacêuticos com diferentes habilitações e locais de atuação
  • Demais graduados em outras áreas, com interesse pelo tema

Dias e Horários de Funcionamento

  • Presenciais
  • Quinzenais
  • Aulas às sextas-feiras (das 18h ás 22h); aos sábados das (08h às 12h e das 13h às 17h).

*As disciplinas Farmacocinética Clínica Aplicada ao Farmacêutico Hospitalar e Seminários de Pesquisa terão horário diferenciado de aula no sábado: das 9h  às 13h e das 13h30 às 17h30.

Compartilhe!