Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional

Mestrado e Doutorado

Área de concentração e linhas de pesquisa

A Modelagem Matemática é uma área do conhecimento essencialmente interdisciplinar, onde é estudada a simulação de sistemas reais a partir da aplicação da matemática e da ciências da computação objetivando descrever e prever matematicamente ou computacionalmente o comportamento de um fenômeno. O profissional formado em Modelagem Matemática possui a habilidade de utilizar o ferramental matemático e computacional na resolução de problemas interdisciplinares em diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento da região na qual a Unijuí está inserida, e do país. Especialistas com este perfil são escassos no Brasil, principalmente nas regiões afastadas dos grandes centros. O profissional com formação no Programa em Modelagem Matemática e Computacional tem o perfil diferenciado de qualquer outro, pois além dos conhecimentos em matemática e ciências da computação, possui conhecimento nas áreas de objeto de pesquisa, entre elas destacam-se a física, matemática, computação, engenharias, entre outras.

Linha de pesquisa: Modelagem Matemática Aplicada à Engenharia de Biossistemas

Objetiva a utilização da modelagem matemática, aplicada de forma interdisciplinar, nas áreas de Engenharia, Física, Química e Ciências Biológicas para o desenvolvimento tecnológico e inovação nos campos da agricultura, tecnologia de pós-colheita, veterinária, automação de sistemas, sensores, bioenergia, recursos naturais e sustentabilidade.

Professores desta linha:

Linha de pesquisa: Otimização e Integração de Grandes Volumes de Dados

Abrange a análise e modelagem de sistemas de integração, a análise e integração de dados e problemas de engenharia de software. A integração de sistemas é um tema que tem recebido atenção da comunidade de pesquisa, mais recentemente, em função da crescente necessidade de troca de dados e reuso de funcionalidades entre os sistemas de software em uma organização. Em organizações, estes sistemas suportam os processos de negócios e, geralmente, não são desenvolvidos para colaborar entre si. Esta linha de pesquisa investiga a aplicação da tecnologia de blockchain e contratos inteligentes no contexto da modelagem e implementação de processos de integração. Investiga como expressar formalmente acordos contratuais para poder detectar violações acidentais ou intencionais dos compromissos acordados. São tópicos de interesse as linguagens de domínio específico para escrever contratos inteligentes usados em sistemas de integração, e, a análise de desempenho e otimização de mecanismos de tempo de execução que compõem os sistemas de integração. A ciência de dados é uma área interdisciplinar que combina ciência da computação, conhecimento de domínio, estatística e matemática para extrair conhecimento de grandes volumes de dados, normalmente heterogêneos e recuperados de diferentes fontes. Esta linha de pesquisa investiga também métodos, processos, técnicas, algoritmos e ferramentas para extrair informações úteis de dados brutos disponíveis em diferentes fontes de dados. Busca-se assim, desenvolver sistemas de software para integração de dados, mineração de dados e análise de dados, modelos matemáticos e computacionais aplicados principalmente nas áreas de saúde, meio ambiente, educação e agricultura. Segue uma abordagem computacional que aproveita os mais recentes avanços em inteligência artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), big data, análise de dados, sistemas de suporte à decisão, aprendizado de máquina e sistemas de recomendação.

Professores desta linha:

Linha de pesquisa: Modelagem Matemática e Computacional, Otimização e Controle de Sistemas

Compreende o estudo, aplicação e/ou desenvolvimento de modelos matemáticos e técnicas de modelagem computacional para a solução de problemas interdisciplinares. Também contempla pesquisas que aplicam técnicas de otimização e de controle de sistemas dinâmicos, assim como problemas relacionados a sistemas não-lineares abrangendo o uso de modelos matemáticos/computacionais na perspectiva de apoio a processos decisórios dando ênfase às questões teóricas fundamentais e suas aplicações.

Professores desta linha: