Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional

Mestrado e Doutorado

Área de concentração e linhas de pesquisa

A Modelagem Matemática é uma área do conhecimento essencialmente interdisciplinar, onde é estudada a simulação de sistemas reais a partir da aplicação da matemática e da ciências da computação objetivando descrever e prever matematicamente ou computacionalmente o comportamento de um fenômeno. O profissional formado em Modelagem Matemática possui a habilidade de utilizar o ferramental matemático e computacional na resolução de problemas interdisciplinares em diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento da região na qual a Unijuí está inserida, e do país. Especialistas com este perfil são escassos no Brasil, principalmente nas regiões afastadas dos grandes centros. O profissional com formação no Programa em Modelagem Matemática e Computacional tem o perfil diferenciado de qualquer outro, pois além dos conhecimentos em matemática e ciências da computação, possui conhecimento nas áreas de objeto de pesquisa, entre elas destacam-se a física, matemática, computação, engenharias, entre outras.

Linha de pesquisa: Modelagem Matemática Aplicada à Engenharia de Biossistemas

Objetiva a utilização da modelagem matemática, aplicada de forma interdisciplinar, nas áreas de Engenharia, Física, Química e Ciências Biológicas para o desenvolvimento tecnológico e inovação nos campos da agricultura, tecnologia de pós-colheita, veterinária, automação de sistemas, sensores, bioenergia, recursos naturais e sustentabilidade.

Professores desta linha:

Linha de pesquisa: Otimização e Integração de Grandes Volumes de Dados

Envolve a área da computação e abrange a otimização de sistemas para resolução de problemas complexos nos domínios de computação em nuvem, integração de aplicações e data science tendo a interdisciplinaridade como eixo central neste processo. Busca também, estudar, aplicar e melhorar técnicas voltadas à análise e modelagem matemática e computacional de grandes volumes de dados com vistas à descoberta de conhecimento e a melhoria dos sistemas produtores e consumidores desses dados assim como interpretação/descrição e previsão de sistemas físicos. As plataformas de integração são ferramentas que permitem conectar uma diversidade de produtores e consumidores de dados heterogêneos, constituindo-se também como objeto dessa linha de pesquisa sua adaptação ao contexto de computação em nuvem e data science.

Professores desta linha:

Linha de pesquisa: Modelagem Matemática e Computacional, Otimização e Controle de Sistemas

Compreende o estudo, aplicação e/ou desenvolvimento de modelos matemáticos e técnicas de modelagem computacional para a solução de problemas interdisciplinares. Também contempla pesquisas que aplicam técnicas de otimização e de controle de sistemas dinâmicos, assim como problemas relacionados a sistemas não-lineares abrangendo o uso de modelos matemáticos/computacionais na perspectiva de apoio a processos decisórios dando ênfase às questões teóricas fundamentais e suas aplicações.

Professores desta linha: