Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional

Mestrado e Doutorado

Estrutura Curricular


Total de horas-aula: 480
Total de créditos: 32
Versão: 2020/1
Consultar horários das aulas

1 - Disciplinas Obrigatórias

Código Disciplina Carga horária Créditos Ementa
P0379 Equações Diferenciais Ordinárias 30 2
Aborda as equações diferenciais de primeira ordem, seus Teoremas de existência e unicidade, e os métodos de resolução. As equações diferenciais de ordem n, seus Teoremas de existência e unicidade, e os métodos de resolução. Os sistemas de equações diferenciais, seus Teoremas de existência e unicidade, e os métodos de resolução.
P0079 Iniciação à Pesquisa 30 2
Os temas de estudo propostos abordarão a pesquisa como fator da produção do conhecimento; critérios de cientificidade do conhecimento; natureza e pressupostos do conhecimento científico; fases da construção e elaboração do projeto de pesquisa; atualidades sobre financiamentos e agências de fomento em pesquisa e aplicabilidade de estratégias didáticas na ciência. Além disso, será abordada a arte da redação científica e os processos da revisão e da editoração de periódicos científicos.
P0346 Métodos Numéricos Computacionais 30 2
Aborda métodos numéricos com sua implementação computacional para solução e otimização de sistemas lineares e não lineares. Erro e fontes de erro. Métodos diretos e iterativos para a solução de sistemas de equações lineares. Critério de convergência. Solução de sistemas de equações não lineares. Otimização local por descida por gradiente. Otimização global. Ajuste de curvas.
P0345 Modelagem Matemática 30 2
Aborda a história da Modelagem Matemática, os conceitos básicos: definições, objetivos e caracterização. São estudas as técnicas de modelagem, tais como, caixa branca, caixa preta, e caixa cinza. As etapas principais da modelagem matemática: definição do problema (parâmetros, variáveis), formulação do modelo, experimentação, validação, resolução analítica e/ou numérica, análise e modificação.
P0344 Pensamento Computacional 30 2
Aborda os principais conceitos de pensamento computacional, suas definições, competências e habilidades. São estudadas as principais metodologias que podem ser aplicadas na exploração dos quatro principais conceitos do pensamento computacional: Abstração, Decomposição, Reconhecimento de Padrões e Algoritmos.
P0095 Teoria da Probabilidade e Estatística 30 2
A probabilidade pode ser conceituada como o grau de crença sobre a ocorrência de qualquer evento. Assim, a estatística é a ciência que se utiliza das teorias probabilísticas buscando explicar a frequência de ocorrência destes eventos. Estas condições são abordadas tanto em estudos observacionais como experimentais, buscando aplicar conceitos e métodos no auxílio da tomada de decisão diante de incertezas, justificando cientificamente tais decisões e possibilitando a previsão de fenômenos futuros. Portanto, a disciplina de Teoria da Probabilidade e Estatística trata do estudo da estatística descritiva, do cálculo das probabilidades e da inferência estatística. Inclusive, dos processos ligados ao planejamento, execução, análise dos dados e interpretação dos resultados de uma hipótese de pesquisa.
Total: 180 12

2 - Disciplinas de Pesquisa Aplicada

Código Disciplina Carga horária Créditos Ementa
P0081 Seminário de Dissertação 30 2
Esta disciplina marca o momento de apresentação e discussão coletiva do projeto de pesquisa do mestrando, no que se refere à delimitação do tema, a definição da problemática, os objetivos, a mediação teórica-metodológica e o cronograma. Prevista para o mês de março e abril do terceiro semestre do curso, a disciplina Seminário de Dissertação consiste na discussão ampliada e coletiva das intenções de pesquisa do mestrando, oportunizando contribuições dos colegas e dos docentes convidados para estas sessões.
P0082 Trabalho de Dissertação 90 6
Esta disciplina busca oferecer um espaço para o aluno realizar as atividades práticas e teóricas referentes a execução e a redação do documento de Dissertação.
P0080 Trabalho de Pesquisa 30 2
Esta disciplina busca oferecer um espaço para o aluno dar início ao trabalho de pesquisa, que será desenvolvido durante o Curso de Mestrado. Neste contexto é realizada a definição do projeto de pesquisa no que se refere à delimitação do tema, a definição da problemática, assim como o levantamento do material que subsidiará a pesquisa e a revisão bibliográfica. Para receber os créditos desta disciplina, o mestrando deve apresentar comprovante referente à publicação de artigo, da pesquisa iniciada nesta disciplina, em um evento científico e/ou periódico de qualidade, conforme estabelecido, na Tabela 5, do Regimento do Programa.
Total: 150 10

3 - Disciplinas Complementares

Código Disciplina Carga horária Créditos Ementa
P0333 Estágio de Docência 30 2
Esta disciplina oferece um espaço para o estudante de pós-graduação participar em atividades de graduação, como uma complementação de sua formação pedagógica. O Estágio de Docência é obrigatório para todos os estudantes dos cursos de doutorado do PPGMM que são beneficiários de Bolsas de qualquer modalidade da CAPES, CNPq, FAPERGS, UNIJUÍ ou outras Agências de Fomento, e optativa para os demais doutorandos e mestrandos.
P6706 Metodologia do Ensino Superior 30 2
O trabalho docente hoje: desafios teórico-metodológicos. A aprendizagem: de uma perspectiva dual comportamentalista às proposições cognitivas, interacionistas e construtivistas. Docência universitária: conceituação sobre os componentes de um processo de educação escolar. Planejamento: projeto pedagógico, plano de curso e de aula.
Total: 60 4

4 - Disciplinas Eletivas

Código Disciplina Carga horária Créditos Ementa
P0348 Computação Científica I 30 2
Princípios gerais da Lógica de Programação. Conceituação e concepção de programas e algoritmos. Componentes básicos (variável, constante, atribuição, instrução, operadores e expressões). Uso de estruturas de controle (seleção e iteração). Tipos de dados básicos (tipos de variáveis, strings, vetores, matrizes). Construção e declaração de novos tipos. Sub-algoritmos. Aplicação em uma linguagem de alto nível.
P0365 Dinâmica de Fluídos Computacional (Cfd) 30 2 -
P0366 Dinâmica de Fluídos em Meios Porosos 30 2 -
P0358 Dinâmica de Sistemas Não Lineares 30 2 -
P0357 Equações Diferenciais Parciais II 30 2 -
P0367 Fenômenos de Transporte 30 2 -
P0351 Fontes Renováveis para Geração de Energia Elétrica 30 2
Cenário mundial de geração de energia elétrica; Introdução as fontes renováveis de energia; Sistemas de geração solar térmica e fotovoltaica; Sistemas de geração eólica; Células a combustível e geração baseada em hidrogênio; Energia geotérmica; Pequenas Centrais Hidrelétricas; Grupo motor-gerador e sistemas biodigestores; Armazenamento de energia; Conversão, controle e integração com a rede.
P0369 Identificação de Sistemas I 30 2 -
P0370 Identificação de Sistemas II 30 2 -
P0377 Métodos de Elementos Discretos 30 2 -
P0359 Métodos de Elementos Finitos 30 2 -
P0360 Métodos de Otimização 30 2 -
P0362 Métodos Matriciais I 30 2 -
P0363 Métodos Matriciais II 30 2 -
P0350 Métodos Numéricos para Cálculo 30 2
Métodos numéricos com sua implementação computacional para solução de problemas em cálculo diferencial e integral. Derivação e integração numérica. Métodos para equações diferenciais ordinárias e sistemas de equações diferenciais ordinárias. Consistência, estabilidade e convergência dos métodos. Problema de valor de fronteira. Método de diferenças finitas.
P0364 Métodos Numéricos para Equações Diferenciais Parciais 30 2 -
P0375 Modelagem Cinemática de Robôs Industriais 30 2 -
P0376 Modelagem Dinãmica de Robôs Industriais 30 2 -
P0368 Modelos Constitutivos de Materiais 30 2 -
P0371 Projeto de Sistemas de Controle 30 2 -
P0378 Redes Neurais Artificiais 30 2 -
P0374 Sensores e Atuadores, Tecnologias e Aplicações 30 2 -
P0361 Técnicas de Otimização Baseadas em Busca 30 2 -
P0372 Tópicos Especiais em Engenharia de Software 30 2 -
P0373 Tópicos Especiais em Programação Científica 30 2 -
P0349 Transformada de Laplace 30 2
Aborda a transformada de Laplace. A transformada inversa de Laplace. Aplicações da Transformada de Laplace às equações diferenciais ordinárias e aos sistemas de equações diferencias ordinárias.
P0347 Aplicações em Modelagem Matemática 30 2
Aborda a modelagem matemática aplicada como método científico para a pesquisa e como metodologia de ensino e aprendizagem para o ensino. São apresentados os temas de pesquisas desenvolvidos pelos Grupos de Pesquisa que compõem o Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional nas diferentes áreas do conhecimento, tais como, engenharias, agronomia, física, ciências da computação e saúde.
P0353 Computação Científica II 30 2 -
P0356 Equações Diferenciais Parciais I 30 2 -
P0354 Instrumentação e Aquisição de Dados 30 2 -
P0355 Inteligência Artificial 30 2
O que é I.A., uma visão geral, problemas, espaços de problemas e métodos básicos de solução de problemas. Introdução as técnicas de IA: redes neurais artificias, algoritmos genéticos, lógica fuzzy e agentes inteligentes.
P0352 Tópicos Especiais 30 2 -
Total: