História e Proposta do Programa

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar, em associação ampla entre a Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) e Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI-Erechim). O Programa foi recomendado pela CAPES/MEC, em dezembro de 2013 e reconhecido pelo MEC, em setembro de 2014, para oferta de Mestrado Acadêmico, que teve início em maio de 2014. O Programa dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da Saúde, com ênfase em duas linhas: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde.

Informações sobre o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde podem também ser obtidas no portal da Unicruz: www.unicruz.edu.br/ppgais e portal da URI-Erechim https://www.uricer.edu.br/site/informacao.php?pagina=principal&id_sec=125&cod=703

Público-alvo

Profissionais com formação superior na área de saúde ou com formação em áreas afins (Química, Biologia e Física).

Área de concentração e linhas de pesquisa

Manual do Pós-Graduando, Regimento e Resoluções Institucionais

Revista

REVISTA CONTEXTO & SAÚDE

 

 

CIÊNCIA EXPLICA - COVID-19

Acesse o site pelo link

Site criado para estimular a divulgação científica para a comunidade.  A intenção é levar a informação científica que está sendo gerada sobre o coronavírus para a comunidade em geral, por meio de uma linguagem simples que seja capaz de "traduzir" os complexos estudos nas diferentes áreas do conhecimento em informação compreensível. Ainda, com este processo de comunicação, o site tem como objetivo esclarecer para a comunidade a necessidade e a processualidade da geração de conhecimento pela ciência, sobretudo na pandemia causada pelo coronavírus.

O site é uma iniciativa da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), administrado pelo Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) vinculado ao Departamento de Ciências da Vida (DCVida). O trabalho é conduzido pelo grupo de editores da Revista Contexto & Saúde (RCS). Neste site serão divulgados textos, vídeos, áudios e comentários feitos por professores, alunos e egressos do PPGAIS, assim como de colaboradores (Professores, pesquisadores e estudantes desta e de outras Instituições e profissionais de saúde) interessados em colaborar com esta rede de informações.

Para participar, encaminhe seu material para ppgais@unijui.edu.br informando seu nome completo, instituição ou profissão e o link do artigo que está comentado para a comunidade. O material gerado será divulgado na página indicando o autor responsável pela matéria, assim como será informado a fonte científica (artigo) que está sendo comunicada para a comunidade.