Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional

CAPES

Mestrado e Doutorado

Nota 4

História e Proposta do Programa

O PPGDR/UNIJUÍ é um programa interdisciplinar na área de Planejamento Urbano e Regional da CAPES, criado em 2002, com o Curso de Mestrado em Desenvolvimento, Gestão e Cidadania, alterado em 2005 para Mestrado em Desenvolvimento e a partir de 2016 Mestrado em Desenvolvimento Regional, ofertando sua 19ª turma para 2020, já tendo formado neste período mais de 370 Mestres.

A partir de 2016, passou a ofertar o curso de Doutorado em Desenvolvimento Regional, com a oferta da 5ª turma para 2020.

O Programa e seus Cursos são credenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com conceito 4 na avaliação quadrienal 2013/2016.

Tem por objetivo a geração de conhecimento e de produção científica a partir da pesquisa, visando à formação e ao aprimoramento de docentes e outros profissionais para o exercício de atividades de pesquisa, extensão, ensino, assessoria e consultoria, qualificados para atuação na área das Ciências Sociais Aplicadas, em organizações públicas, privadas e da sociedade civil, tendo a interdisciplinaridade como referência metodológica e como temática os diversos aspectos que envolvem planejamento, gestão e inovação, na perspectiva da sustentabilidade do desenvolvimento regional. Busca a compreensão das dinâmicas de desenvolvimento por meio da reflexão crítica e da busca de alternativas de intervenção nos processos de desenvolvimento de territórios socialmente construídos. Participa de forma crítica e reflexiva no desenvolvimento regional, valorizando o exercício da cidadania, a promoção do bem-comum e da qualidade de vida, com respeito à diversidade sociocultural dos territórios.

Público-alvo

O público-alvo do programa são graduados e mestres formados em áreas das Ciências Humanas, Sociais Aplicadas e áreas afins (Administração, Economia, Ciências Contábeis, Gestão Pública, Ciências Políticas, Sociologia, Direito, Psicologia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Sistemas de Informação, Serviço Social, Arquitetura e Urbanismo, Design, História, Geografia, Agronomia, Nutrição etc.), isto é, áreas que tenham alguma relação com a temática do desenvolvimento regional socioeconômico, ambiental, cultural, local, territorial.

Manual do Pós-Graduando, Regimento e Resoluções Institucionais

Revista