Logo Unijuí
EVENTOS

III Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional

ATENÇÃO:
 
Para fazer o download do CERTIFICADO DO EVENTO, vá na aba "Inscrição" e acesse com seu login e senha. Ou acesse o Portal da Unijuí e clique em "Meus Certificados".
 
Os ANAIS DO EVENTO podem ser acessados na aba "Anais".

 

APRESENTAÇÃO

O III SLAEDR - Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional se concretiza em 2022 de forma integrada com outros dois eventos itinerantes: o III ELAGS - Encuentro Latinoamericano de Gestión Social e o VII SIDER - Seminário Internacional de Integração e Desenvolvimento Regional. O evento acontecerá de 8 a 11 de novembro de 2022, de forma online, e tem como tema: Sustentabilidade, Inovação, Estatalidades, Capacidades Territoriais e Cidadania na Nova (Des)Ordem Mundial. 

 

Eventos Relacionados

O Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional (SLAEDR) é o evento científico bianual realizado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (PPGDR/UNIJUÍ). O PPGDR/UNIJUÍ é um programa interdisciplinar na área de Planejamento Urbano e Regional (PLUR) da CAPES, criado em 2002, com o Curso de Mestrado em Desenvolvimento, Gestão e Cidadania, alterado em 2005 para Mestrado em Desenvolvimento e, a partir de 2016, Mestrado em Desenvolvimento Regional, ofertando sua 21ª turma em 2022, já tendo titulado nesse período mais de 400 mestres. A partir de 2016, passou a ofertar o curso de Doutorado em Desenvolvimento Regional, com a oferta da 7ª turma em 2022, com a titulação de 30 doutores até agosto de 2022. Nesse sentido, o SLAEDR constitui-se em um espaço científico de socialização e debate a partir do conhecimento produzido na academia, em especial nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu vinculados à área PLUR ou que tenham a interdisciplinaridade como referência metodológica, e como temática os diversos aspectos que envolvem planejamento, gestão e inovação, na perspectiva da sustentabilidade do desenvolvimento regional, valorizando o exercício da cidadania, a promoção do bem comum e a qualidade de vida, com respeito à diversidade sociocultural dos territórios. 

O Encuentro Latinoamericano de Gestión Social (ELAGS) é o evento da Red Latinoamericana de Gestión Social (RELAGS), que nasceu das discussões que se iniciaram durante a realização do I Encuentro de Gestión Social realizado no Equador, numa parceria da Escuela Politecnica Nacional del Ecuador (Quito, EC), da Universidad Andina Simón Bolívar (Quito, EC) e da Universidad de Azuai (Cuenca, EC), em novembro de 2019. Em outubro de 2021, a RELAGS realizou o II Encuentro Latinoamericano de Gestión Social, coordenado pela Universidad del Valle, de Cali, Colômbia. No final do encontro de 2021, foi definido que o III ELAGS seria realizado juntamente com o III SLAEDR, sob a organização da RELAGS e do PPGDR/UNIJUÍ. La RELAGS es una red constituida por diferentes redes y sociedades académicas de la región, que están comprometidas con la producción científica comprehensiva y crítica para el estudio de la Gestión social en Latinoamericana, y la difusión de todos los aportes de conocimiento que en torno a la gestión social se produzcan. Asume como compromiso ético, una perspectiva crítica, emancipadora y decolonial de este campo de estudios, así como el respeto a la naturaleza y la defensa de la integridad de la vida humana en comunidad. Comprende que, en Latinoamérica, la Gestión Social se ha desarrollado de manera heterogénea y diversa. De ninguna manera rechaza las contribuciones del conocimiento producido en otras latitudes, sino que defiende una apropiación crítica para la realidad de la región desde sus necesidades y especificidades, esto permite ir más allá de la simple reproducción del status quo originado en dichas regiones.

O Seminário Internacional de Integração e Desenvolvimento Regional (SIDER) tem como objetivo reunir cursos e programas de pós-graduação da área de Planejamento Urbano e Regional/Demografia e afins para discutir ações que vinculem a pesquisa, o ensino e a extensão, de modo a gerar impactos econômicos e sociais que promovam o desenvolvimento territorial. O SIDER é realizado pelo Grupo Aranduassu Desenvolvimento, que é composto por vários cursos e programas de pós-graduação avaliados pela CAPES e reúne autoridades, estudantes, professores e pesquisadores ligados às questões referentes ao desenvolvimento regional. A ideia central do SIDER é aproximar os programas e cursos de pós-graduação e fomentar ações conjuntas no âmbito da pesquisa, ensino e extensão, para fins de promover o desenvolvimento regional. O Seminário é, portanto, um espaço de discussão, onde são apresentadas as pesquisas e projetos desenvolvidos no âmbito de cada curso/programa, ou em parceria entre eles, para posteriormente gerar um processo de aproximação e planejamento de ações conjuntas que visam o desenvolvimento regional de forma geral e o desenvolvimento dos cursos/programas em particular. Para isso, o SIDER não é um encontro apenas voltado à apresentação de artigos frutos de pesquisa científica, mas também de ações de extensão e ensino, com campo aberto para relatos de projetos concretos de desenvolvimento regional que tenham a participação dos cursos e programas do Grupo Aranduassu Desenvolvimento. 

 

Promotores

III SLAEDR - Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, III ELAGS - Encuentro Latinoamericano de Gestión Social e o VII SIDER - Seminário Internacional de Integração e Desenvolvimento Regional, estão sendo promovidos pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da UNIJUÍ (PPGDR/UNIJUÍ), Red Latinoamericana de Gestión Social (RELAGS) e Rede Aranduassu de Estudos Regionais, em parceria com a Red CIDIR, Redeteg e Observa DR. São apoiadores o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). 

 

Objetivos

  • Constituir-se em espaço científico de socialização e debate a partir do conhecimento produzido na academia, em especial nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu vinculados à área PLUR (no Brasil) e de universidades latino-americanas que tenham a interdisciplinaridade como referência metodológica, e como temática os diversos aspectos que envolvem planejamento, gestão e inovação, na perspectiva da sustentabilidade do desenvolvimento regional, valorizando o exercício da cidadania, a promoção do bem comum e a qualidade de vida, com respeito à diversidade sociocultural dos territórios;
  • Constituir-se em espaço de discussão, onde são apresentados resultados dos projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos no âmbito de Cursos/Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, ou em parceria entre eles, para posteriormente gerar um processo de aproximação e planejamento de ações conjuntas que visam o desenvolvimento regional de forma geral e o desenvolvimento dos cursos/programas em particular;
  • Oportunizar o encontro de pesquisadores nacionais e internacionais, para a socialização de reflexões e debates sobre temas afins ao desenvolvimento territorial, governança, integração e cooperação regional;
  • Aproximar os programas e cursos de pós-graduação e fomentar ações conjuntas no âmbito da pesquisa, ensino e extensão, visando a promoção do desenvolvimento regional.

 

Coordenação Geral

Prof. Dr. Sérgio Luís Allebrandt

 

Comissão Organizadora Geral

Prof. Dr. Martin Coy - Institut für Geographie/Universität Innsbruck - Áustria

Prof. Dr. Klever Efraín Naranjo Borja - Relags e PDGT/EPN Escuela Politécnica Nacional - Quito, Ecuador

Profª. Drª. Karem Sánchez - Relags e UNIVALLE - Cali, Colômbia

Prof. Dr. Airton Adelar Mueller - PPGDR/UNIJUÍ - RS 

Prof. Dr. Alexandre Assis Tomporoski - UnC - SC 

Profª. Drª. Anelise Graciele Rambo - PGDREDES/UFRGS - RS 

Prof. Dr. Luis Brum - PPGDR/UNIJUÍ - RS 

Prof. Dr. Carlos Otávio Zamberlan - Grupo Aranduassu e PPGDRS/UEMS - MS 

Profª. Drª. Cláudia Maria Sonaglio - PPGDRS/UEMS - MS

Prof. Dr. Fabrício Antonio Deffacci - PPGDRS/UEMS - MS  

Prof. Dr. Fernando Guilherme Tenório - Relags e PPGDR/UNIJUÍ - RS

Prof. Dr. Jandir Ferreira de Lima - PPGDRA/UNIOESTE - PR 

Prof. Dr. Jeová Torres - Relags e UFCA-CE

Prof. Dr. Jorge Oneide Sausen - PPGDR/UNIJUÍ - RS

Prof. Dr. Lucir Reinaldo Alves - PPGDRA/UNIOESTE - PR 

Prof. Dr. Pedro Luís Buttenbender - PPGDR/UNIJUÍ - RS e Redeteg

Prof. Dr. Rogério Leandro Lima da Silveira - OBSERVA-DR e PPGDR/UNISC - RS 

Prof. Dr. Sérgio Luís Allebrandt - PPGDR/UNIJUÍ - RS 

Prof. Dr. Tarcísio Dorn de Oliveira - PPGDR/UNIJUÍ - RS

Prof. Dr. Weimar Freire da Rocha Jr. - PPGDRA/UNIOESTE - PR


Comissão Organizadora Executiva

Prof. Dr. Airton Adelar Mueller

Prof. Dr. Argemiro Luis Brum

Prof. Dr. Jorge Oneide Sausen

Prof. Dr. Pedro Luís Buttenbender

Prof. Dr. Sérgio Luís Allebrandt

Prof. Dr. Tarcísio Dorn de Oliveira

 

Contato

Coordenação Geral: slaedr@unijui.edu.br / ppgdr@unijui.edu.br

Central de Eventos da UNIJUÍ: eventos@unijui.edu.br / 55 992185008

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.