
Salão do Conhecimento 2025
III SEMINÁRIO ACADÊMICO DA GRADUAÇÃO UNIJUÍ
Destina-se à apresentação de trabalhos acadêmicos elaborados no âmbito de disciplinas dos cursos de graduação da UNIJUÍ. Tem como objetivo fomentar a participação e o maior envolvimento dos estudantes dos cursos de graduação no Salão, incentivando a submissão de trabalhos.
Podem participar:
- Estudantes dos cursos de graduação da UNIJUÍ (presencial e EaD).
- A produção dos textos deve se dar a partir de disciplinas dos cursos de graduação (presencial e EaD) da UNIJUÍ, exclusivamente com oferta no ano de 2025, sob orientação do professor regente.
- A recomendação é que haja articulação entre professores e coordenação do curso, priorizando a escolha de uma disciplina por módulo do curso.
Modalidade de trabalho:
- A modalidade de trabalho para este evento é resumo simples.
- O resumo deve ser desenvolvido em um único parágrafo, sem recuo de margens ou espaçamento entre parágrafos. O limite é de uma página.
- É obrigatório o uso do modelo/template do evento.
- Modelo resumo simples: clique aqui
O texto deve conter:
- Título;
- Autores: no máximo 8. O professor pode ser incluído como autor, ficando a seu critério essa definição, que deve ser comunicada aos estudantes;
- Referências do título e dos autores;
- Resumo: o texto deve ser desenvolvido em um único parágrafo. A estrutura deve conter:
- Introdução/Objetivos;
- Metodologia:
- Resultados e discussão e
- Conclusão.
- Palavras-chave: de 3 a 5.
A produção do resumo poderá ser utilizada como instrumento de avaliação da disciplina, a critério do docente.
Inscrição:
- Os trabalhos devem ser submetidos pelos estudantes no portal de inscrições do evento, seguindo todas as etapas.
- A inscrição é gratuita.
- Todos os trabalhos aprovados e apresentados serão publicados nos anais.
- Trabalhos não aprovados e/ou não apresentados, não serão publicados nos anais.
Apresentação:
Os trabalhos deverão ser apresentados de forma online durante o evento, a ser realizado de 20 a 24 de outubro.
ETAPAS E CRONOGRAMA DETALHADO:
Orientação e produção dos resumos - até 17/09/2025
Nesta etapa o professor deverá orientar os estudantes à produção dos resumos e realizar a revisão e devolução para os estudantes. O professor tem autonomia para definir prazos com a turma, desde que respeitado o prazo limite para a etapa.
Submissão do trabalho no site do evento - até 17/09/2025
O sistema (Portal do evento) estará disponível para submissão até o dia 17/09. O estudante é responsável por fazer a submissão no site e cadastrar no campo específico o nome de todos os autores, para posterior emissão do certificado. O trabalho que o estudante irá submeter no evento, deve ser a versão final, pronta para publicação nos anais.
Validação dos trabalhos para publicação nos anais
Nesta etapa o professor responsável pela disciplina irá revisar se os trabalhos postados correspondem ao desenvolvido na disciplina e fará a indicação se o trabalho está ou não apto para ser publicado nos anais e apresentando no evento. A avaliação (nota) do trabalho, caso couber, se dará no âmbito da disciplina, sob responsabilidade do professor regente.
- Para trabalhos inscritos nos meses de junho/julho: de 04 a 08/08/2025
- Para trabalhos inscritos nos meses de agosto/setembro: De 22 a 26/09/2025
Divulgação da relação dos trabalhos aprovados - até 30/09/2025
Com base no resultado da etapa anterior, será divulgado no site a relação dos trabalhos aprovados para apresentação. Trabalhos não aprovados não poderão ser apresentados e não recebem certificado.
Divulgação do cronograma de apresentações - até 10/10/2025
A apresentação dos trabalhos será realizada de forma online, no turno da noite, entre os dias 20 a 23/10/2025. As datas e horários serão organizados pela Comissão Organizadora, sem possibilidade de escolha pelo autor