Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade

Mestrado

Área de concentração e linhas de pesquisa

O programa de pós-graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade tem como base as Ciências Ambientais e como vocação de pesquisa a interface entre os sistemas naturais com os sistemas produtivos e o amplo espectro de impactos socioambientais. Tem como escopo os desafios do desenvolvimento sustentável, integrando diferentes escalas de análise, com visão sistêmica e multidisciplinar. A região noroeste do Rio Grande do Sul agrega uma importante parcela da produção de alimentos do estado e do país, e enfrenta enormes desafios no uso e na apropriação de recursos naturais, na adoção de tecnologias não adequadas aos sistemas produtivos, que levam à contaminação da água, do solo, dos alimentos e do trabalhador. O programa de pós-graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade busca analisar e compreender as relações entre sistemas naturais e produtivos, abordando as dimensões ambientais, sociais, econômicas, culturais e produtivas, visando a geração de conhecimento para solucionar ou minimizar os impactos negativos gerados pelo desenvolvimento.

Linha de pesquisa: Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

A linha de pesquisa busca apreender o processo de desenvolvimento a partir do espaço natural e do histórico de ocupação e uso. Investigar as ações humanas sobre os sistemas naturais e produtivos, com base no manejo, conservação, transformação e manutenção dos ecossistemas, bem como propor diretrizes e estratégias voltadas ao desenvolvimento sustentável.

Professores desta linha:

Linha de pesquisa: Qualidade Ambiental em Sistemas Produtivos

A linha de pesquisa busca o aprofundamento científico na construção de processos inovadores voltados à prevenção e solução de problemas socioambientais. Considera também a geração de conhecimento para o desenvolvimento de tecnologias que assegurem a qualidade ambiental e a promoção do desenvolvimento sustentável.

Professores desta linha: