P9304 |
A Epistemologia da Educação Popular em Espaços de Cooperação |
45 |
3 |
A sociedade humana, reunindo espaços da vida, está em constante construção e reconstrução, movida pela produção de conhecimentos referidos a diferentes práticas e processos sociais. Dessas práticas e processos nascem, nos diferentes tempos e lugares, movimentos, associações e organizações sociais. Nascem como espaços de cultura, de política, de economia, abrigando a educação. A disciplina procura refletir sobre as dimensões técnico-políticas e pedagógicas em educação popular, presentes especialmente em processos associativos e de cooperação. Ao tratar das dimensões histórica, teórica e metodológica da produção e validação do conhecimento em processos educativos, enfatiza a relação sujeito, conhecimento e cultura.
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P9461 |
Constituição do Conhecimento de Professor - Compreensões Contemporâneas |
45 |
3 |
Com as reformas educacionais implementadas, a partir dos anos 1980 em várias partes do mundo, o exercício da docência, mais focado nas competências e saberes necessários para atender às novas demandas, passou a dominar debates políticos e estudos acadêmicos, envolvendo a mídia, os espaços educacionais e de políticas públicas, associações científicas, movimentos sociais e sindicais. A ampla crítica sobre a baixa qualidade educacional, refletida na carência de saberes e competências dos egressos das escolas públicas, vem sendo dirigida sistematicamente aos professores, pouco ouvidos sobre as definições de qualidade educacional, sobre a sua formação e as condições de trabalho de que necessitam. As soluções propostas pautam-se, sistematicamente, na racionalidade técnica e os padrões de qualidade são definidos nessa mesma racionalidade, fora do contexto da escola. Ao mesmo tempo, estudos realizados com a participação dos profissionais da educação apontam que o processo de constituição dos saberes de professor vão muito além das lógicas do espaço acadêmico e das políticas de Estado, na maioria das vezes pautados na lógica do poder e do controle. Nesse cenário, a disciplina engloba uma revisão de abordagens desenvolvidas a partir dos anos noventa sobre o conhecimento de professor em sua formação nos diversos contextos e áreas do saber, com análise crítica tendo em vista novas possibilidades de compreensão e de ação docente.
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P0888 |
Epistemologia da Educação Popular - Processos e Organizações Associativas |
45 |
3 |
A sociedade humana, reunindo espaços da vida, está em constante construção e reconstrução, movida pela produção de conhecimentos referidos a diferentes processos sociais e práticas. Desses processos e práticas e nascem, nos diferentes tempos e lugares, movimentos, associações e organizações. Nascem e constituem espaços de cultura, de política, de economia, abrigando a educação. A disciplina procura refletir sobre as dimensões técnico-políticas e didático-pedagógicas em educação popular. Ao tratar das dimensões histórica, teórica e metodológica da produção e validação do conhecimento em processos educativos, enfatiza a relação sujeito, conhecimento e cultura.
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P1298 |
Foucault e a Pesquisa em Educação |
45 |
3 |
Discussão inicial teórico-metodológica dos conceitos (discurso, biopoliticas, governamento, cuidado de si) presentes na obra de Michel Foucault e autores afins e suas possibilidades para a pesquisa em Educação.
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P9305 |
O Local e o Global no Contexto das Políticas Públicas de Educação: Princípios Epistemológicos na Construção Curricular |
45 |
3 |
A partir de 1990 as políticas públicas de educação no Brasil têm acentuada marca dos processos de globalização com fortes reflexos na dinâmica dos sistemas educacionais, bem como na produção e no desenvolvimento de currículos em todos os níveis de ensino. Há por que pensar criticamente a educação pressupõe, entre outros aspectos, conhecer e problematizar as interfaces da cultura local e das subjetividades com as políticas voltadas à educação escolarizada, cuja dinâmica produz, no desenvolvimento curricular, práticas educativas que se constituem como uma cultura escolar. Nessa perspectiva, esta disciplina propõe uma reflexão crítica acerca dos princípios epistemológicos que orientam a formulação de Políticas Públicas de Educação implantadas no Brasil a partir de 1990, sua articulação com a dinâmica da sociedade global, seus reflexos na construção da democracia política e cultural em âmbito local, e suas consequências na cultura escolar.
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P1189 |
Seminários Avançados: a Epistemologia da Educação Popular em Espaços de Cooperação II |
15 |
1 |
Dimensões histórica, teórica e metodológica da produção e validação do conhecimento em processos educativos, enfatizando a relação sujeito, conhecimento e cultura. Dimensões técnico-políticas e pedagógicas em práticas de educação popular.
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P9532 |
Seminários de Tese |
45 |
3 |
O Seminário de Tese é um componente obrigatório para o aluno do Doutorado que marca o momento (de discussão coletiva) da definição do projeto de pesquisa no que se refere à delimitação do tema, a definição da problemática, a mediação teórica-metodológica. Previsto para o terceiro semestre do curso, o Seminário de Tese consiste na discussão ampliada e coletiva das intenções de pesquisa do doutorando, oportunizando contribuições dos colegas e dos docentes. Propõe discussão teórico-metodológica sobre a construção de Projetos de Tese a partir dos pré-projetos iniciais.
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P7575 |
A Desigualdade no Brasil Pelo Viés da Arte, da Literatura, da Imagem e do Cinema |
45 |
3 |
Aborda o tema da desigualdade brasileira pelo viés dos artefatos de cultura, da literatura, do cinema, das obras de arte problematizando a temática por meio da experiência estética. Oportuniza a apreciação crítica de imagens e de narrativas, possibilitando um outro olhar para os meandros da cultura e da sociedade brasileira, permitindo conhecer aspectos da formação cultural, mediados pelo poético, pela fantasia e pela releitura de fatos e acontecimentos históricos e sociais. Mediante tal incursão, problematizam-se aspectos como colonial, decolonial e antropofagia, tratando-os à luz do sincretismo cultural, da miscigenação étnica, das multi-identidades, do racismo, da violência de gênero e dos conflitos sociais, tangenciando às questões educacionais. Tensionam-se tais aspectos aos contextos do Brasil colonial, moderno e contemporâneo .
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P3512 |
A Pesquisa Educacional Com Ênfase na Abordagem Histórico Cultural - Parte I |
45 |
3 |
Trata da gênese social dos processos de conhecimento e de constituição dos sujeitos cognoscentes segundo a teoria histórico-cultural desenvolvida a partir das concepções de Vigotski sobre aprendizagem e desenvolvimento. O foco de estudos centra-se no contexto de produção teórica realizada nas décadas de 20 e 30 do século passado através da leitura parcial da obra de Vigotski, com reafirmação crítica de suas ideias na pesquisa educacional atual.
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P0547 |
A Pesquisa Educacional Com Ênfase na Abordagem Histórico Cultural - Parte II |
15 |
1 |
É realizada uma continuidade dos estudos desenvolvidos em Pesquisa Educacional I, agora com o foco voltado para o exame de investigações realizadas sobre práticas pedagógicas e analisadas segundo princípios da Abordagem Histórico-Cultural reconstruída pelos estudiosos e teóricos atuais. Tematiza, principalmente, mediação pedagógica, formação social da mente, aprendizagem e desenvolvimento, singularização do sujeito nas interações sociais.
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P0263 |
Alternativas Curriculares Emancipatórias nas Diferentes Áreas de Saberes: Reflexões Epistemológicas |
45 |
3 |
A disciplina busca discutir as teorias do currículo, considerando as diferentes áreas do conhecimento na educação básica e superior. Discute teorias e práticas curriculares em uma perspectiva de compreender o currículo como campo de estudo constitutivo da formação docente. Busca problematizar concepções de ensino que definem o currículo como algo neutro e estático, que somente contribui para as desigualdades sociais, em detrimento de processos críticos emancipatórios.
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P4210 |
Alternativas Curriculares Emancipatórias nas Diferentes Áreas de Saberes: Reflexões Epistemológicas |
45 |
3 |
Aborda análises curriculares considerando as diferentes áreas de saberes, na educação básica e superior. Discute práticas curriculares a partir dos fundamentos epistemológicos sobre o currículo e sua articulação com a formação docente. Busca compreender a trajetória das concepções de currículo, o conhecimento e a problematização visto como conteúdo do planejamento, a leitura e releitura de experiências curriculares como alternativas críticas emancipatórias. Analisa as teorias e os conceitos vinculados ao currículo, articulando-os com a realidade profissional no campo da educação, considerando as influências socioculturais, políticas e econômicas que impactam o currículo e a prática pedagógica.
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P7314 |
Alternativas Curriculares Emancipatórias nas Diferentes Áreas de Saberes: Reflexões Epistemológicas: Parte II |
30 |
2 |
Discute teorias e práticas curriculares a partir dos fundamentos epistemológicos sobre o currículo e sua articulação com a formação docente. Visa a leitura e releitura de experiências curriculares como alternativas críticas emancipatórias na perspectiva de produção de conhecimento.
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P1366 |
Aprendizagem e Docência em Mario Osorio Marques |
45 |
3 |
Reflete acerca dos conceitos de aprendizagem e de docência nas obras de Mario Osorio Marques. Acompanha o percurso investigativo do autor em busca da resposta à pergunta sobre o lugar da docência na forma escolar das aprendizagens. Problematiza a razão de ser de professores e de alunos num espaço institucionalizado de aprendizagem, a exemplo da escola e da universidade. Destaca o suposto fundamental da relação entre aprendizagem e constituição do mundo humano a partir da qual formas culturais, modos de sociabilidade e de subjetivação são constituídas.
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P6849 |
Complexidade e Saberes Transdisciplinares na Educação Popular |
45 |
3 |
O componente pretende contribuir com reflexões significativas, que articulam o campo teórico da complexidade e da educação popular, no sentido de construir outras perspectivas educacionais e civilizatórias com vista à construção de uma cidadania planetária. A grave crise civilizatória e humanitária em que a humanidade se encontra requer, para sua superação, outros modos de compreensão da realidade e novas vias para o futuro da humanidade. Na crise planetária em curso está em jogo o destino do homem e da humanidade.
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P0737 |
Complexidade, Educação e Saberes Transdisciplinares |
45 |
3 |
O componente pretende contribuir com reflexões significativas no sentido de construir outras perspectivas educacionais e civilizatórias com vista à construção de uma cidadania planetária. A grave crise civilizatória e humanitária em que a humanidade se encontra requer, para sua superação, outros modos de compreensão da realidade e novas vias para o futuro da humanidade. Na crise planetária em curso está em jogo o destino do homem e da humanidade
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P7316 |
Conceitos-Ferramentas de Foucault: Estudos de Gênero |
45 |
3 |
Adisciplina propõe estudar alguns conceitos-ferramentas de Michel Foucault tais como: discursos, posição de sujeito, poder,biopolítica, governamento experiência, cuidado de si. Objetiva situar tais conceitos explorando-os analiticamente as correlações com os estudos de gênero, ou ainda com pesquisas que tangenciam tais conceitos.
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P9469 |
Condição Humana, Aprendizagem e Docência |
45 |
3 |
Refletir filosoficamente acerca de alguns dos principais temas recorrentes da educação, incluindo suas condições de possibilidade, seus processos e finalidades, a fim de subsidiar teórica e criticamente a atuação na docência e a inserção em processos de formação humana em geral.
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P7497 |
Currículo e Educação: Aspectos Históricos e Epistemológicos |
45 |
3 |
Estuda a história do currículo, a partir de sua origem numa perspectiva de análise das diferentes concepções de currículo associadas a momentos sócio-cultural. Busca compreender as reformas curriculares ocorridas no Brasil e as mudanças decorrentes na organização da Educação Básica e Superior.
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P8510 |
Currículo e Educação: Aspectos Históricos e Epistemológicos |
15 |
1 |
Estuda a história do currículo, a partir de sua origem numa perspectiva de análise das diferentes concepções de currículo associadas a momentos sócio-cultural. Busca compreender as reformas curriculares ocorridas no Brasil e as mudanças decorrentes na organização da Educação Básica e Superior.
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P0883 |
Currículo e Educação: Aspectos Históricos e Epistemológicos - Parte II |
15 |
1 |
Estuda a história do currículo, a partir de sua origem numa perspectiva de análise das diferentes concepções de currículo associadas a momentos sócio-cultural. Busca compreender as reformas curriculares ocorridas no Brasil e as mudanças decorrentes na organização da Educação Básica e Superior.
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P1368 |
Disposições Sociais e Estudos Universitários: Uma Aproximação à Escala Individual |
45 |
3 |
A disciplina se propõe estudar e pesquisar o entrelaçamento entre origem e a trajetória social de estudantes universitários, na constituição das disposições sociais que subjazem ao envolvimento dos mesmos com o ensino superior, tomando como referência os pressupostos teóricos da sociologia a escala individual de Bernard Lahire. Localiza a pesquisa do acesso e permanecia dos sujeitos no ensino superior no campo da sociológica e, de forma particular, no da sociologia da educação. Tendo essa abordagem com pano de fundo, propicia uma análise macrossociológica das características dos estudantes universitários brasileiros, reconhecendo perfis convergentes e divergentes em diferentes segmentos educacionais (regiões, instituições, cursos). Analisa os processos e contextos de socialização e os vínculos com a constituição das disposições sociais para o envolvimento com estudos universitários. Ensaia a produção e a análise de dados na interpretação de casos específicos de estudantes universitários. No percurso da disciplina são abordados os pressupostos epistemológicos, teóricos e metodológicos que sustentam a pesquisa nesta perspectiva de investigação.
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P0735 |
Educação Ambiental em Instituições Educativas |
45 |
3 |
Estuda a ambientalização curricular nas diferentes Instituições de Ensino, numa perspectiva de Educação Ambiental (EA) fundamentada na complexidade, na alfabetização ecológica e na análise epistemológica. Propõe pesquisa reflexiva sobre a relevância científica e social da EA na promoção de mudanças de atitudes dos sujeitos, na interação sociedade e ambiente, para compreender a diversidade de situações de recuperação e prevenção de impactos ambientais, visando a sustentabilidade numa vida de qualidade.
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P9383 |
Educação Contemporânea e Racionalidade |
45 |
3 |
A disciplina se propõe a realizar uma releitura dos pressupostos filosóficos e pedagógicos da modernidade com a pretensão de investigar a possibilidade de novas racionalidades para o processo pedagógico e educacional contemporâneo tendo por base os pressupostos da teoria da complexidade. A intenção é, através de um diálogo epistemológico, ampliar as pretensões teórico/práticas da educação escolar, tendo como categoria de análise os princípios cognitivos da teoria da complexidade. A disciplina priorizará a compreensão das contribuições e implicações da teoria da complexidade no campo pedagógico e educacional. A teoria, o paradigma e a lógica da complexidade postulam e possibilitam uma reforma do pensamento simplificador, reducionista e disjuntivo promovendo a contextualização e a globalização dos conhecimentos, através de um enfoque inter/transdisciplinar. A compreensão da realidade, sob o olhar da complexidade, é pressuposto fundamental para a compreensão da lógica da vida, de uma ciência com consciência, de uma política do humano, de uma ética da solidariedade e de uma concidadania planetária.
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P1990 |
Educação Popular e a Infância no Brasil: Interfaces Com Temas Contemporâneos |
45 |
3 |
Trata da Educação Popular na perspectiva da infância em diferentes contextos da realidade brasileira. Aborda as interfaces em relação a temas como gênero, mídias, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, infância em múltiplos espaços, infância e autoridade, infância e espacialidade, tensionados aos aspectos da ludicidade, criatividade, imaginação e fantasia.
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P0938 |
Educação Superior: Perspectivas das Ações do Professor |
45 |
3 |
A Universidade é uma instituição social e, portanto, sua legitimidade se sustenta no princípio da autonomia e na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN - Lei 9.394/96), o cenário da Educação Superior ganha outros entendimentos, no sentido da natureza da instituição, ou seja, Universidade, Faculdade, Centro Universitário e Instituto Federal, da sua supervisão e regulação, bem como da atuação do professor. Além da promulgação da LDBEN a expansão da Educação Superior brasileira, nos últimos vinte anos, desencadeia a necessidade de entendermos o papel do professor a partir das diferentes atividades que este assume nas IES. As pesquisas atuais concentram a discussão da educação superior, principalmente em análise dos processos de avaliação, gestão, entendimentos e proposições de legislação, a forma de acesso e a formação do egresso. Nessa disciplina propomos compreender as diferentes instituições da educação superior, considerando a origem da Universidade no Brasil e as mudanças desencadeadas pela promulgação da Constituição Federal de 1988, a LDBEN 94/96 e a constituição do professor da educação superior, a partir do entendimento que a sua atuação pressupõe as atividades de ensino, pesquisa e extensão, diferenciando-o do professor da educação básica em termos de formação, constituição e identidade.
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P7574 |
Educação Superior: Perspectivas das Ações do Professor II |
15 |
1 |
Esta disciplina tem como objetivo ampliar a discussão e os entendimentos sobre as atividades do professor da educação superior, a partir da ampliação do entendimento do exercício da docência, extensão e pesquisa. A disciplina será desenvolvida tendo como referência a produção dos artigos dos estudantes na parte I da disciplina. Será utilizado novas referências que contribuam com o entendimento dos pressupostos explorados. Tem como objetivo que no final da disciplina os estudantes tenham um artigo em condições de publicação.
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P4506 |
Educação, Autoridade e Transmissão |
45 |
3 |
Estuda os conceitos de educação, autoridade e transmissão com base no aporte teórico filosófico e psicanalítico. Reflete acerca dos sentidos historicamente constituídos e o declínio da autoridade e da transmissão na contemporaneidade. Problematiza o lugar da parentalidade, do professor e da escola na dinâmica educativa, considerando a constituição subjetiva dos sujeitos, a sua introdução no mundo simbólico da cultura e a manutenção dos laços sociais e intergeracionais.
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P7498 |
Educação, Emancipação e Diferença |
45 |
3 |
O componente enfatiza os diferentes desafios (éticos, políticos, epistêmicos e sociais) da educação no contexto da sociedade contemporânea (modernidade líquida/flexível). Busca, sobretudo, pensar a constituição e gênese das formas de educação que são constitutivas das sociedades modernas e contemporâneas, a fim de situar a emergência dos pressupostos e das perspectivas emancipatórias (universalismo moderno), bem como das perspectivas filosóficas emergentes que enfatizam o valor das diferenças (culturalismo pós-moderno). O enfoque teórico-metodológico parte de um pressuposto que problematiza a ambivalência e a contradição constitutiva do projeto da modernidade em sua fase sólida (rígida) e líquida (flexível). Assinala as ambições do projeto moderno, destacando o lugar da educação, da racionalidade, do indivíduo e do sujeito na constituição da lógica do Estado-Nação. A partir disso, problematiza a crise social da modernidade sólida, evidenciando o novo cenário social contemporâneo, e a crise do pensamento moderno no contexto do capitalismo tardio, da crise do socialismo real e da crise da metafísica. Destacam-se, neste percurso, uma crítica às concepções positivistas, metafísicas e essencialistas na educação. Outrossim, valorizam-se os enfoques hermenêuticos, críticos e pós-críticos na educação. Trata-se, neste sentido, de reconfigurar a agenda do projeto educativo da modernidade, tendo em vista um novo cenário em que tanto as questões emancipatórias (macro políticas e sociais) de cunho universal continuam tendo seu alcance e valor, bem como as questões que assinalam o significado da diferença e da diversidade cultural (micro políticas e culturais). Analisar as condições de possibilidade de reconstruir os discursos e teorias educacionais modernas e pós-modernas, tendo em vista os cenários sociais, econômicos, filosóficos e políticos contemporâneos (e seus desafios) constitui-se no objetivo central da disciplina.
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P8686 |
Epistemologia e Educação |
45 |
3 |
O domínio das teorias científicas é condição para a atuação do profissional educador, o que implica conhecer o processo de produção de tais teorias, como um de seus instrumentos de trabalho. Para tanto serão analisados entre outros autores Thomas Kuhn, Karl Popper, Imne Lakatos, Paul Feyerbend, Gaston Bachelard, Ludwick Fleck e Boa Ventura de Souza Santos, que propõem uma compreensão dinâmica da Ciência, em que o conhecimento é fruto da interação não neutra entre sujeito-objeto, sempre marcada por interesses e conhecimentos do observador. Discute-se o “status” do conhecimento científico, enquanto produção humana histórica, não como “verdade observada pelos sentidos”. Desmistifica-se a visão de Ciência pronta, acabada e imutável, descoberta no real, bem como os dogmatismos dela decorrentes e suas implicações no ensino das Ciências. São abordados, ainda, entendimentos sobre a especificidade da natureza do conhecimento tipicamente escolar, bem como aquele constitutivo do profissional professor.
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P8802 |
Epistemologia e Educação II |
15 |
1 |
CONTINUIDADE DA EPISTEMOLOGIA E EDUCAÇÃO.
O domínio das teorias científicas é uma condição necessária para a atuação do profissional educador, o que implica conhecer o processo de produção de tais teorias, enquanto um de seus instrumentos de trabalho. Para tanto serão analisados entre outros autores Thomas Kuhn, Karl Popper, Imne Lakatos, Paul Feyerbend, Gaston Bachelard e Edgar Morin, que propõem uma compreensão construtiva da Ciência, em que o conhecimento é fruto da interação não neutra entre sujeito-objeto, sempre marcada por interesses e conhecimentos do observador. Discute-se o “status” do conhecimento científico, enquanto produção humana histórica, não como “verdade observada pelos sentidos”. Desmistifica-se a visão de Ciência pronta, acabada e imutável, descoberta no real, bem como os dogmatismos dela decorrentes e suas implicações no ensino das Ciências. São abordados, ainda, entendimentos sobre a especificidade da natureza do conhecimento tipicamente escolar, bem como do conhecimento profissional de professor.
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P9307 |
Escrita e Pesquisa I |
45 |
3 |
Esta disciplina oferece um suporte, em especial, na direção da escrita/autoria academica, num processo subjetivo tornar-se autor. O pressuposto teórico da autoria é o entendimento de que escrever - uma dissertação - na academia é um processo de inscrição numa comunidade discursiva, com determinadas exigencias (coerência, consistência, originalidade, objetividade, ética). O sentido de escrever uma dissertação exige uma certa pedagogia, que vai desde estudar, ler, consultar (dicionários especializados até uma literatura específica de tema (de conceitos) problematizados com competência e com uma articulação teórica e metodológica.
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P7495 |
Ética e Formação |
45 |
3 |
Examina a relação entre ética e educação, baseando-se no suposto da exigência da educabilidade humana, de um modo geral, e do caráter formativo da educação escolar, de modo particular. Parte do reconhecimento da tradição filosófica pelo estudo das noções de Paideia grega e de Bildung moderna. Reflete sobre sentidos possíveis a partir dos quais os processos formativos contemporâneos podem ser pensados, problematizando conceitos tais como: autonomia, emancipação, esclarecimento, liberdade, moralidade, humanidade, interculturalidade, reconhecimento, sociabilidade, subjetividade, responsabilidade, universalidade, dentre outros.
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P1365 |
Feminismo e Debate Com Foucault |
45 |
3 |
A Disciplina discute os temas-conceitos tais como: Feminismo (digital), gênero, sexualidade, cuidado de si, segurança e território.
Visa discutir tais temas-conceitos para explorá-los enquanto ferramentas de análise nas pesquisas em educação.
O estudo será conduzido através de seminários, a partir de um conjunto de textos, que articula leituras clássicas, articulando diálogos com textos de comentadores(as).
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P0306 |
Foucault e a Pesquisa em Educação II |
45 |
3 |
Estudo da obra de Foucault, de modo a permitir que o discente entenda o percurso de seu pensamento a partir de alguns conceitos, tais como: formação discursiva, governamentalidade, a estética e o cuidado de si.
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P8507 |
Fundamentos de Semiótica em Perspectivas de Aprendizagem Matemática |
60 |
4 |
Origens da semiótica. a semiótica e a Didática da Matemática, em diferentes perspectivas da Educação Matemática. Registros. Noesis e Semiosis. Operações semiocognitivas. Aprendizagem matemática. Congruência semântica. Funções discursivas e meta-discursivas. Aprendizagem da álgebra. Aprendizagem da geometria. Teoria Semiocognitiva e a Educação Inclusiva.
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P0279 |
Gênero, Sexualidade, Reconhecimento do Outro: Questões para a Pesquisa em Educação |
45 |
3 |
Aprofundar discussões sobre os conceitos de gênero e sexualidade tomando como referência autores e autoras dos Estudos Feministas, para explorá-los enquanto ferramentas de análise nas pesquisas em educação.
Serão desenvolvidas temáticas como:
1) Os Estudos Feministas e a emergência do conceito de gênero: implicações políticas, potencialidades teórico-analíticas, desconstrução das polaridades e afirmação das pluralidades nas relações de gênero;
2) Imbricação das áreas da educação e da saúde (tanto dos conhecimentos quanto das práticas educativas vinculadas a eles) nos processos de (re)produção de diferenças e desigualdades sociais;
3) Algumas possibilidades de inserção dessas abordagens teóricas em pesquisas nas áreas da educação.
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P3523 |
História, Memória e Direitos Humanos |
30 |
2 |
Estudos sobre os desdobramentos teóricos e metodológicos da memória na sociedade contemporânea. A memória social, coletiva e individual como instrumento de elaboração de identidade. A memória ligada aos processos de esquecimento dos direitos dos diferentes grupos sociais na sociedade brasileira. Elaboração de esquemas/conceitos de noções de lugares de memória e identidade social na/para a visualização dos direitos humanos dos diferentes grupos que compõem a sociedade atual.
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P4203 |
In Education: Technology, Interculturality, And Internationalization |
45 |
3 |
Course topic: Learner autonomy and alternative assessment in teaching adults – a cross-cultural perspective
The course aims at increasing participants’ awareness of the specific nature of the process of teaching adult learners within the learner-centred and constructivist learning paradigm. The specific features of a learner-centred classroom that will be placed under consideration are learner autonomy and its promotion in Moodle-based technology-assisted teaching.
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P9471 |
Infância, Escola e Desigualdade |
45 |
3 |
Esta disciplina se dedica ao estudo das intersecções entre a infância, o ambiente escolar e as desigualdades sociais, por meio de uma abordagem sociológica que prioriza os pressupostos teóricos de Bernard Lahire. Reconhecendo a importância de uma análise crítica sobre como as condições de vida diferenciadas impactam os processos de socialização das crianças de várias classes sociais, o curso se propõe a desvelar as complexidades dessas relações e seus efeitos nos indivíduos.
Adotando uma perspectiva contextualista e disposicionalista, a disciplina problematiza as desigualdades não apenas como fenômenos sociais externos, mas também como experiências vividas que moldam os modos de ver, sentir e agir das crianças. Através deste enfoque, busca-se compreender as discrepâncias nas condições de vida e as limitações e possibilidades que estas impõem aos modos de existência e convivência nos diferentes estratos sociais.
Dando ênfase especial à escola como um espaço de socialização fundamental, a disciplina examina seu papel tanto na facilitação quanto na inibição dos processos de reprodução social. Neste contexto, são enfatizadas as dinâmicas de inclusão e exclusão presentes no ambiente escolar, bem como as estratégias pedagógicas que podem contribuir para mitigar o impacto das desigualdades no processo educacional.
A disciplina está estruturado para promover um alargamento do horizonte de compreensão das desigualdades, encorajando a produção e análise de dados para interpretar casos específicos de crianças em seus primeiros anos de escolarização. A metodologia adotada visa integrar os pressupostos epistemológicos, teóricos e metodológicos relevantes, proporcionando aos estudantes as ferramentas necessárias para uma investigação reflexiva dos fenômenos educacionais em suas múltiplas facetas.
A avaliação dos participantes se baseará na participação ativa, na elaboração de análises críticas dos materiais da disciplina e na condução de estudos de caso ou projetos de pesquisa, visando o desenvolvimento de habilidades práticas em pesquisa para este campo.
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P5000 |
Language Testing And Assessment In The Globalized World – Towards Cultural Appropriacy Of Language Teaching Methodology – Parte I |
30 |
2 |
The aim of the course is to make students aware of the basic concepts, approaches and techniques of cultural appropriacy of language testing and assessment. During the course, students will acquire the skills of evaluating, designing and implementing testing instruments.
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P5001 |
Language Testing And Assessment In The Globalized World – Towards Cultural Appropriacy Of Language Teaching Methodology – Parte II |
15 |
1 |
To make students aware of the basic concepts, approaches and techniques of cultural appropriacy of language testing and assessment.
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P4208 |
Learner Autonomy And Alternative Assessment In Teaching Adults In Technology-Rich Classrooms |
45 |
3 |
The course strives to bring together three important topics – specificity of adults as learners, developing learner autonomy and traditional and alternative assessment. All of these are framed in the digital setting, showing how online, blended and distance learning via contemporary Information and Communication Technologies can support the development of learner autonomy in adult students.
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P0338 |
Movimentos Teóricos da Pesquisa em Educação no Brasil: Sinalizando Diferentes Enfoques Paradigmáticos |
15 |
1 |
Explanação sobre a pesquisa em Educação na perspectiva da Educação Popular enquanto uma das concepções de educação das classes populares (Brandão, 2002), que emerge das lutas dos movimentos sociais por condições dignas de vida na perspectiva da afirmação de identidades. Também tematizar sobre a pesquisa em Educação na Contemporaneidade, com novas questões e velhos dilemas, para reflexões sobre alguns movimentos teóricos que se presentificam no campo da pesquisa em educação no Brasil, sinalizando para os diferentes enfoques paradigmáticos e seus pontos de tensão e conflito.
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P8259 |
O Processo Educativo Escolar: Saber-Professor-Aluno - Parte I |
45 |
3 |
Problematizar e compreender sobre o cotidiano da Escola, seus sujeitos, suas interações, seus espaços. Possibilidades e papéis, com ênfase para a atuação do professor. Pensar a escola como espaço que sofre influência e que influencia a sociedade. Entender as relações estabelecidas, considerando o conhecimento das diferentes áreas do saber, o professor e os alunos. Seus papéis, suas funções, suas implicações. Entender a didática com um "novo papel" de descrição e explicação das atividades ligadas à comunicação dos saberes e às transformações desta comunicação, bem como às transformações do próprio saber e os fenômenos específicos que estas transformações produzem relacionando com os processos pedagógicos. Diferenciar didática e pedagogia, buscando intersecções e complementações para o processo educativo. Compreensão do conceito de Transposição Didática, a profissionalização Docente e os Saberes docentes.
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P2769 |
Paradigmas do Conhecimento |
45 |
3 |
A disciplina busca compreender como na tradição ocidental foi entendido o "operar da razão", conduzindo, por sua vez, a diferentes modos de entender o conhecimento e, por extensão, o próprio sentido do educar. Pelo entendimento do que seria o modo de operar da razão em nossa cultura explicitam-se os chamados "paradigmas do conhecimento". A expressão "paradigma" é, por isso, usada num sentido bem amplo, significando a estrutura de referências e condicionantes, muitas vezes não refletidos, que perpassam toda uma época histórica. Valemo-nos para esse intento de textos sistematizadores do pensamento de autores/obras que caracterizam de modo paradigmático o pensamento filosófico e pedagógico.
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P0882 |
Pedagogia: Interlocuções Com a Sociologia da Infância e Antropologia da Criança |
30 |
2 |
Este componente apresenta algumas pesquisas com crianças institucionalizadas e suas famílias, a partir do campo da Sociologia da Infância e a Antropologia da Criança, para ampliar a interlocução com a PEDAGOGIA DA INFÂNCIA. Toma como foco a infância enquanto categoria social, do tipo geracional e a criança como sujeito cultural, membro ativo da sociedade e das instituições que dela participam.
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P8509 |
Pesquisas Educacionais: Estudos Feministas |
45 |
3 |
Estudos e reflexões teóricas-metodológicas com destaque alguns conceitos Foucaultiano e de Butler, para que possam contribuir com as pesquisas educacionais de mestrandas e doutorandas.
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P4507 |
Política e Educação |
30 |
2 |
A disciplina desenvolve reflexões no campo das teorias filosóficas e educacionais, modernas e contemporâneas, conceitos e debates referentes as relações entre as esferas da política e da educação. Investiga em obras de Arendt e de outros autores argumentos nos quais os temas da educação, da política e da atividade cidadã são distinguidos e vinculados; aprofunda a compreensão dos fundamentos democráticos e republicanos da escola, destacando seu caráter laico, universal e gratuito, em particular no cruzamento com a tradição da Educação brasileira; examina distinções e vínculos entre os assuntos da política e da educação no contexto da vida planetária atual; indaga significados originários de política, de democracia e de vida republicana; descreve elementos centrais da atual crise civilizatória e suas significações nos campos da política e da educação.
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P7324 |
Processos Educativos: Avaliação na Interface Com o Currículo |
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3 |
Tem como centralidade a avaliação como um campo de estudos e pesquisa educacional numa perspectiva curricular. Estuda fundamentos teóricos e epistemológicos da avaliação educacional, considerando concepções que sustentam práticas avaliativas, de forma a evidenciar fundamentos, intencionalidades, pressupostos, características, princípios, processos e instrumentos das avaliações educacionais (internas e externas- em larga escala) na interface com o currículo escolar. Analisa de forma crítica relações que podem ser estabelecidas entre avaliações internas e externas e implicações destas nos currículos no âmbito da educação básica.
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P1991 |
Seminário Temático II: Aprendizagem em Mario Osorio Marques |
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Abordam demandas específicas das áreas de pesquisa do PPGEC
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P7784 |
Seminário Temático: Sociedade Brasileira e Educação |
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1 |
O Seminário Temático tematiza a trajetória das ideias pedagógicas no Brasil, ao mesmo tempo que investiga as grandes questões que marcam o pensamento historiográfico e sociológico brasileiro. Em particular, analisa a proposta do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932), destacando seus vínculos com o projeto social e cultural brasileiro, bem como sua atualidade no século XXI. Desdobram-se desse movimento, uma análise acerca das promessas e dos sentidos da educação pública no Brasil, bem como as metamorfoses e rumos que a educação assumiu ao longo do século XX e XXI. Em seguida, são explicitados alguns pensadores que fazem parte da história do pensamento pedagógico brasileiro. Por último, abre-se uma interrogação acerca dos desafios e sentidos do processo de escolarização no Brasil e das Políticas Públicas, tendo em vista sua constituição social e histórica.
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P7068 |
Sociedade Brasileira e Educação |
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3 |
O componente curricular tematiza o estudo da educação brasileira no âmbito da formação social do povo brasileiro e da constituição histórica do percurso de seu pensamento educacional e pedagógico. Entende-se como formação social do povo brasileiro o processo de delineamento histórico da práxis da construção do saber cultural e científico que caracteriza a constituição da sociedade brasileira. O pensamento educacional, neste sentido, constitui-se como uma das formas culturais que expressam certa consciência filosófica, social e política dos intelectuais acerca dos problemas da sociedade brasileira e seus vínculos com a educação. O pensamento pedagógico, por sua vez, constitui-se como uma forma específica que objetiva não apenas explicitar as relações entre educação e sociedade, bem como perspectivar certa forma de intervenção na educação.
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P1299 |
Teoria Crítica e Educação |
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3 |
Investiga os pressupostos filosóficos da teoria crítica, tal como se apresenta no pensamento moderno e contemporâneo, evidenciando suas relações com a educação. Tematiza os pressupostos éticos, epistêmicos e políticos constitutivos da teoria crítica através dos conceitos fundamentais desta tradição, tais como: crítica; contradição; dialética; mediação; emancipação; conhecimento; maioridade; cidadania; autonomia e liberdade, dentre outros. Toma como autores de referência: Max Horkheimer; Theodor Adorno; Walter Benjamin; Herbert Marcuse; Jürgen Habermas e Axel Honneth. Incorpora, como foco de análise, autores contemporâneos que, de certo modo, estabelecem diálogos com esta tradição, tais como Cornelius Castoriadis; Fredric Jameson; Nancy Fraser e Zygmunt Bauman. Interpreta também o pensamento social crítico contemporâneo, em especial àqueles que fazem mediações com o campo educacional em uma perspectiva crítica.
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P8508 |
Teoria da Atividade: Implicações na Educação e nas Práticas Docentes - Parte II |
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Trata de estudos sobre a Teoria da Objetivação (TO) e da Atividade Orientadora de Ensino (AOE), desenvolvidos a partir de contribuições de Radford e Moura, que desencadearam questionamentos, novas pesquisas e produções sobre o desenvolvimento do psiquismo humano, via atividade, como processo biológico e cultural de constituição humana com implicações na educação escolar.
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P1001 |
Docência na Educação Superior |
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3 |
Refletir filosoficamente acerca de alguns dos principais temas recorrentes da educação, incluindo suas condições de possibilidade, seus processos e finalidades, a fim de subsidiar teórica e criticamente a atuação na docência superior e a inserção em processos de formação humana em geral.
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P0307 |
Sociologia da Socialização e Educação |
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3 |
Estuda a interação dos processos concomitantes de socialização pelos quais crianças e adolescentes atravessam na contemporaneidade, no momento que circulam em diversas instituições sociais e estabelecem vínculos com agentes sociais diferentes. Toma como referência os pressupostos da teoria da socialização de Bernard Lahire e aprofunda a sociologia a escala individual em interface com a sociologia das instituições. Estuda a constituição das disposições dos indivíduos, com ênfase na atualização, hibridação e suspensão das disposições. Analisa os pressupostos epistemológicos e metodológicos que sustentam as pesquisas nesse programa de investigação.
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P0280 |
Teoria da Atividade: Implicações na Educação e nas Práticas Docentes |
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3 |
Trata de estudos sobre a Teoria da Objetivação (TO) e da Atividade Orientadora de Ensino (AOE), desenvolvidos a partir de contribuições de Radford e Moura, que desencadearam questionamentos, novas pesquisas e produções sobre o desenvolvimento do psiquismo humano, via atividade, como processo biológico e cultural de constituição humana com implicações na educação escolar.
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Total:
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360 |
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